Confira todas as atividades que a Universitec realizou para receber os novos alunos da UFPA

Atualizado em: 27/03/2019 às 22:56

Mais um ano participando da Semana do Calouro, e como sempre trazendo novidades e muito aprendizado. A Universitec fez várias ações para a recepção dos novos discentes da Universidade Federal do Pará. O grande objetivo das atividades, que foram realizadas durante a segunda semana deste mês,  foi apresentar a Universitec para a comunidade acadêmica. Além, é claro,  de mostrar as suas áreas de atuação, abrindo assim, as portas da Agência para a comunidade e mostrando de que maneira os alunos podem ter o apoio da Universitec.

A semana iniciou com uma palestra do Diretor, Gonzalo Enríquez, que abordou a importância do Empreendedorismo e da Inovação na Universidade.

No outro dia tivemos o lançamento do Projeto “Café Empreendedor”, ação criada pela área de Empreendedorismo da Universitec. A ideia do projeto é conectar alunos, professores e profissionais de destaque do mercado, para uma troca de experiência e um bate-papo sobre suas respectivas áreas de atuação. O lançamento ocorreu na Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFPA), e teve sua programação voltada especialmente aos alunos do curso de Tecnologia e Produção Multimídia.

De acordo com Augusto Lacerda, coordenador de Empreendedorismo da Universitec, o contato com a comunidade acadêmica é fundamental, pois viabiliza que os alunos conheçam o trabalho da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA. “A Universitec deve se fazer presente em várias ações da Universidade, justamente para mostrar o trabalho que vem desempenhando há uma década e também para deixar claro que a Agência está de portas abertas para ajudar em tudo que for possível, no que diz respeito aos serviços que prestamos”, afirma.

Dentro da programação voltada à recepção dos calouros, a Coordenadoria do Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT), promoveu uma visita guiada pelo prédio da Universitec. Na ocasião, foram apresentadas as empresas incubadas, salas, auditório e os colaboradores da Agência. As atividades não ficaram restritas ao campus de Belém. O Time Enactus da UFPA, que é apoiado pela Universitec, levou para o campus de Bragança uma oficina de “Ideação de negócios de impacto“.

Por fim, tivemos uma palestra com as coordenadoras de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, Rosângela Cavalero e Magáli Coelho, respectivamente. A palestra ocorreu no auditório da Universitec e teve o intuito de apresentar essas duas áreas de atuação da Agência.

Para a Coordenadora Magáli,  as atividades realizadas durante a Semana do Calouro contribuem para a disseminação do conhecimento sobre a importância da Propriedade Intelectual, e claro, das demais áreas da Agência. Isso possibilita o desenvolvimento do sujeito, tanto pessoa física quanto jurídica, sob os mais diversos aspectos. Sobre o diálogo da Universitec com a comunidade acadêmica, ela afirma: “Esperamos que os alunos utilizem os conhecimentos transmitidos para aprimorar as pesquisas e a utilização dos resultados que delas podem advir, resultando em transferência de tecnologias para a sociedade, por exemplo”.

Texto: Ascom Universitec – Leonardo Carneiro