Comissão Europeia conhece o trabalho desenvolvido pelo PIEBT

Publicado em: 23/10/2014 às 15:24
Tempo de leitura: 2 minutos

O encontro foi organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex-Brasil), tendo à frente a gerente executiva Ana Paula Repezza, da área de Facilitação para Negócios Internacionais da Apex-Brasil, e tem como missão apresentar iniciativas na área de sustentabilidade nos estados do Pará e Amazonas.

A Comissão foi recebida pela coordenadora do PIEBT-UFPA, Iara Neves Oliveira, pela equipe da Universitec-UFPA e pelos empreendedores Fábio Moura (Amazon Dreams), Carlomagno Bahia (Amazônia Biotech) e Alex Guedes Alves (Amazon Biotech), da área de biotecnologia. Lá, os especialistas conheceram como opera a agência de inovação, a incubadora da UFPA e as empresas em processo de incubação, cujos negócios têm como base compostos da biodiversidade da região amazônica.

A visita a PIEBT/Universitec ocorreu após a Comissão estar nos espaços do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), onde os participantes foram recebidos pelo diretor-presidente do Parque, Antônio Abelém, que, em atenção à temática do programa, sustentabilidade, destacou os projetos e empresas em desenvolvimento na área de biotecnologia no PCT Guamá e no Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (PIEBT-Universitec-UFPA), parceiro do Parque.

Questões como a relação das empresas em processo de incubação com os universitários da UFPA, a participação de fundos de capital de risco e as iniciativas de fomento à cultura de empreendedorismo inovador foram abordadas pelos visitantes. “Os laboratórios que operam no PCT Guamá e na UFPA, assim como as empresas incubadas no PIEBT-UFPA, mantêm forte relação com estudantes de graduação e pós-graduação da universidade. Alguns compõem parte das equipes destes ambientes de inovação. Em relação à presença de capital anjo ou venture capital, o PCT Guamá está buscando parcerias para participar de Fundos e de programas que incentivam a aceleração de empresas de base tecnológica. Também somos parceiros da Universitec-UFPA em iniciativas de estímulo ao espírito empreendedor dentro da universidade”, explanou Abelém.

Texto: ASCOM-PCT Guamá

Leia também