Começa a apresentação oral de planos de negócios no páreo para incubação no PIEBT

Publicado em: 21/01/2015 às 19:07

Nesta terça-feira (20) uma empresa na área de TIC e, dia 23, uma da área de Biotecnologia também farão suas apresentações para uma banca que avaliará a viabilidade de potencial inovador e econômica destes negócios candidatos ao processo de incubação no PIEBT-Universitec-UFPA.

Na tarde de segunda-feira, o empreendedor Ismaelino Junior, da TECHLIS (foto acima), apresentou projeto sobre  automação de laboratórios de análises clínicas de pequeno e médio portes. Na sequência, o empreendedor Alex Lobato (foto abaixo) apresentou o projeto Ajude com Palavras, solução em comunicação audiovisual que busca, por meio de mensagens solidárias e de motivação, humanizar mais a presença de pacientes em hospitais e clínicas.

Eles foram avaliados por uma banca que envolveu gestores e técnicos que trabalham com empreendimentos inovadores no Pará como o diretor-presidente do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), Antônio Abelém; Andréa Furtado, analista técnica da Universitec-UFPA; Maryellen Pinto e Cyani Quintella, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (SEBRAE-PA); e Iara Neves, coordenadora do PIEBT-UFPA e presidente do Comitê Avaliação.

Na tarde desta terça-feira, o empreendedor Ramon Villar Monte Pantoja apresentará projeto da JRM2 Software e Serviços, que trata sobre o desenvolvimento de softwares de engenharia para leigos e técnicos destinado à prestação de serviços em engenharia elétrica. Na manhã do dia 23/1, a empreendedora Lucia Cristina Lobato de Moraes apresentará o projeto da Biocosméticos REV2, que envolve a produção de biocosméticos, utilizando como insumo a biodiversidade amazônica.

O resultado desta etapa final de avaliação será divulgado até as 18h do dia 26 de janeiro.As empresas aprovadas vão integrar o PIEBT-UFPA, programa que oferece apoio técnico e gerencial para a criação e/ou desenvolvimento de empresas que utilizam tecnologia como um dos seus principais insumos. Também serão contempladas pelas práticas resultantes do Termo de Cooperação Técnica e Intercâmbio Científico e Tecnológico estabelecido entre o PIEBT/Universitec e o PCT Guamá, que prevê a realização de ações conjuntas para o desenvolvimento de pesquisa e extensão em projetos, atividades e ações de cooperação, visando atividades de pesquisa, inovação e transferência de tecnologia, que objetivem a geração de produtos e processos inovadores.

Edital – Depois desta etapa de seleção, o edital do PIEBT-UFPA seguirá aberto, aguardando apenas a liberação de novas vagas, a outros empreendimentos interessados em passar pelo processo de incubação. Os formulários e demais informações encontram-se disponíveis aqui http://www.universitec.ufpa.br/index.php?option=com_content&;view=article&id=18&Itemid=141

Expertises – Em quase 20 anos de trajetória, o PIEBT/Universitec- UFPA, já apoiou mais de 40 empresas e projetos nas áreas de biotecnologia, produtos naturais, alimentos, cosméticos, dermocosméticos, fitoterápicos, energia, tecnologia da informação e comunicação e design. Entre as que estão instaladas na Incubadora, encontra-se a premiada Amazon Dreams.

Integrante da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA, o PIEBT-UFPA oferece um espaço físico destinado a alojar temporariamente micro e pequenas empresas e a modalidade associação, quando a empresa não precisa da base física do programa e utiliza, assim como as residentes, os serviços de suportes técnico, gerencial e estratégico como cursos de capacitação gerencial, assessorias, consultorias e orientação na elaboração de projetos para captação de recursos.

PCT Guamá  – O PCT Guamá tem gestão da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá (Fundação Guamá), organização social sem fins lucrativos, criada por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), a UFPA e a UFRA. Conta com aporte financeiro da Sectet, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa).

Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Banco da Amazônia, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Centro Internacional de Negócios-Fiepa, da Secretaria de de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, do programa  Redes Inovação e Sustentabilidade Econômica, do Museu Paraense Emílio Goeldi e do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa).

Texto: Solange Campos (Ascom-PCT Guamá)

Fotos: PIEBT-Universitec