Com apoio da UFPA, Mercado Livre lança guia para impulsionar negócios sustentáveis no país

Atualizado em: 18/04/2023 às 11:40

Empreendedores têm procurado, em especial no último ano, redirecionar seus modelos de negócio na tentativa de responder aos inúmeros desafios da atualidade, solucionando problemas socioambientais e proporcionando sustentabilidade financeira às organizações. De forma a auxiliar nesse processo, o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e o Mercado Livre reuniram organizações, dentre elas a Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará, para a construção da publicação “Jornada da Estratégia Comercial: um guia para negócios de impacto”, que propõe uma rota com diferentes níveis de aprofundamento para orientar a implementação e o aperfeiçoamento da estratégia comercial de negócios sustentáveis Brasil afora.

Uma ferramenta prática, completa e bastante positiva, aponta o coordenador de Empreendedorismo da Universitec, professor José Augusto Lacerda, responsável pela participação da UFPA no programa. “Em meio a tantas crises, a pandemia tem evidenciado com vigor a importância de empreendimentos que harmonizem resultados financeiros e objetivos socioambientais, de modo que unir expertises e recursos é fundamental para acelerar a difusão dessa lógica e  melhorar os resultados dessas organizações”, complementa.

A publicação se destina a empreendedores, organizações e profissionais que atuam diretamente em negócios sustentáveis. Ao todo, o guia é composto por uma trilha que passa por quatro etapas. Cada etapa oferece conceitos, métodos e ferramentas em uma sequência lógica de atividades que podem ser realizadas em diferentes níveis de aprofundamento, conforme a necessidade de cada negócio.

O guia completo está disponível aqui e inclui uma ferramenta para reflexão e criação de um plano de ação para negócios de impacto, também disponível separadamente aqui.

Sobre o Programa Empreender com Impacto 2020

A publicação foi estruturada a partir da jornada de aprendizagem do Programa Empreender com Impacto 2020, realizado pelo Mercado Livre em conjunto com Giral, Éditodos e Semente Negócios, e do evento “Dinamizadores de Impacto: economia de impacto e resiliência pós-crise”, liderado pelo ICE. Entre julho e dezembro de 2020, encontros, mentorias e conteúdos práticos on-line abordaram estratégias de acesso ao mercado e à comercialização a partir de experiências das organizações participantes.

Ao longo do programa, a Universitec e organizações destacadas no campo, como Yunus & Youth, Imaflora, Instituto Socioambiental, Plataforma Parceiros pela Amazônia, Banko e Climate Ventures, tiveram a oportunidade de refletir sobre suas práticas, socializar aprendizados e propor soluções para desafios comuns aos negócios de impacto, trilhando uma jornada de construção compartilhada de um conteúdo que será muito útil para os empreendedores sociais do país.

O professor José Augusto Lacerda destaca que a Universidade Federal do Pará foi a única Instituição de Ensino Superior (IES) presente na jornada. “Esse reconhecimento reflete a nossa capacidade de articulação com o setor produtivo e com outros atores do ecossistema de impacto socioambiental, bem como sua consistência dos projetos realizados pela Universidade nessa seara”, conclui.