Certificação de laboratórios foi tema de reunião no gabinete da Reitoria da UFPA com representantes da UNIVERSITEC

Publicado em: 03/05/2012 às 11:51

Reunio-Reitoria1Na manhã desta segunda, 30, ocorreu no gabinete da Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA), o encontro entre o reitor Carlos Maneschy e representantes da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (UNIVERSITEC). O objetivo da reunião foi a apresentação de um Termo de Referência para a política de laboratórios existentes na UFPA.

Estiveram presentes na reunião os pró-reitores Edson Ortiz, de Administração (Proad); Emmanuel Tourinho, de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp); Erick Pedreira, de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan); Fernando Arthur Neves, de Extensão; além do diretor executivo da UNIVERSITEC, Ubiratan Bezerra; e o coordenador de Consultorias e Serviços Tecnológicos da UNIVERSITEC, Gabriel Oliveira.

“Trouxemos uma proposta para a Administração Superior para a política de gestão dos laboratórios, baseada em preceitos de gestão de qualidade e certificação. Nós recebemos sugestões para ajustes na proposta, mas penso que o objetivo foi atingido: vamos implementar uma política de gestão de qualidade para os laboratórios da UFPA”, afirmou Gabriel.

Para o reitor da UFPA, Carlos Maneschy, o objetivo do projeto apresentado é fazer com que a Universidade possa estabelecer condições para determinados laboratórios a fim de que prestem serviços trabalhando nas atividades extensionistas com maior qualidade. “Os serviços que um laboratório certificado apresenta são reconhecidamente de qualidade. No fundo, a ideia central do projeto é dar condições para que os laboratórios possam atender toda sua clientela: a sociedade e alunos de mestrado e doutorado, Isso tudo irá melhorar a oferta de serviços para a população, com muito mais qualidade.”, afirmou o reitor.

UNIVERSITEC – A Agência de Inovação Tecnológica da UFPA é uma unidade suplementar na estrutura dos órgãos da Universidade Federal do Pará. A organização da Universitec se deu a partir da incorporação, em uma só estrutura, do Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT) e do Serviço de Propriedade Intelectual, os quais existiam na UFPA desde 1995 e 1998, respectivamente. Sua missão é promover a aplicação e a difusão do conhecimento produzido pela UFPA, em prol da competitividade, atuando com responsabilidade socioambiental.

Texto: Helder Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Karol Khaled