Aplicativo ensina de forma fácil e divertida economia financeira para crianças

Atualizado em: 10/09/2018 às 16:14

O jogo pode ser baixado em tablets Android ou PCs. Objetivo é que as crianças sejam capazes de administrar suas finanças pessoais quando crescerem.

O Programa de Incubação de Empresas (PIEBT) da Universidade Federal do Pará (Universitec) desenvolveu um aplicativo em formato de game que dá dicas de economia e administração financeira para crianças, o “Poupadin”. No formato de jogo, o aplicativo ensina de forma fácil, didática e divertida para crianças as técnicas de gestão financeira.

O jogo funciona no formato de game para tablets Android ou PCs. Ele consiste em ensinar para os pequenos técnicas básicas de finanças pessoais, tais como montar um orçamento e planejamento adequado para iniciar uma poupança para atingir determinado objetivo. As rodadas são divididas em tarefas, baseadas no cotidiano das crianças, no qual elas serão obrigadas a cumpri-las.

As tarefas são divididas em quatro elementos: educação (corresponde aos minijogos, que precisarão ser jogados para manter o equilíbrio da mesada); alimentação (o avatar perderá sua energia e necessitará ser alimentado); saúde (poderá ficar doente, devido à má alimentação); e conforto (terão várias opções para personalizar o quarto do avatar). O segredo do jogo é manter um equilíbrio financeiro, em que não se pode gastar muito e nem pouco.

A empresa realiza diversos testes do aplicativos em salas de aula, buscando uma atuação em casa e na escola. “As chances de uma criança não gostar de educação financeira, se ela aprendeu de forma tradicional, são muitas. Por isso, o game seria a melhor opção, oferecendo um aprendizado individual, livre e personalizado”, explica Manoel Lopes, economista e fundador da empresa.

Confira a matéria que foi ao ar no telejornal “Fala Brasil” na Tv Record aqui

Via: G1 Pará