Time da UFPA é premiado e membro é eleito Estudante do Ano Unilever na Enactus Brasil

Publicado em: 21/07/2015 às 16:23

Cíclica: trabalho, renda e sustentabilidade
Voltado ao estímulo do empreendedorismo social, o Campeonato Nacional Enactus Brasil 2015 reuniu 30 times competidores, e mobilizou uma plateia de 900 pessoas do Brasil inteiro, além de 120 executivos. Nesse cenário, a UFPA se destacou ainda com o Prêmio Liga Rookie pelo projeto Cíclica, defendido por Felipe Araújo, Rafael de Oliveira e Paulo Henrique Souza.

Foram três meses de trabalho para lapidar o Cíclica, sob orientação da coaching da Unilever Alessandra Oshiro. “As reuniões eram feitas via Skype. A troca de experiência foi fundamental para aprimorarmos o nosso projeto”, conta Felipe, membro do Clube de Empreendedorismo da Universitec, coordenado pela professora Luciana Centeno.

“O Cíclica busca organizar e fortalecer o trabalho dos catadores que atuam na triagem do lixo. O diferencial é que buscamos empoderar os catadores a fim de torná-los agentes ambientais, gerando emprego e renda a partir da sustentabilidade”, explica Araújo a respeito do projeto contemplado com o prêmio Liga Rookie, voltado para times formados a menos de um ano.

Superação

O Enactus UFPA reúne 29 membros e foi criado há cinco meses, mas há apenas três meses realiza reuniões efetivas. Felipe conta que o pouco tempo de formação do grupo foi um dos primeiros desafios a serem superados – mas outros obstáculos vieram em seguida. “Nos organizamos para conseguir patrocínio para tudo. Desde a gráfica para imprimir a pasta com a apresentação do projeto, até as passagens aéreas. Tudo isso tendo que conciliar a rotina de aulas e o período de provas”, relata.

Já em São Paulo, o trio teve de lidar com o prazo apertado para preparar os slides de defesa do projeto, e teve pouco tempo para ensaiar a apresentação. Nesse momento, a estratégia foi fundamental. “Muitas equipes estavam ensaiando há dias. Mas a gente só teve condições de ensaiar no dia a apresentação. Optamos por fazer um levantamento de todas as perguntas possíveis e ensaiar as respostas, para passarmos segurança. Outra estratégia foi um discurso descontraído, atrativo e objetivo. Fomos a última equipe a subir no palco, então precisávamos conquistar a atenção dos jurados e do público”, conta Felipe.

Para o estudante, a oportunidade de investir no seu potencial empreendedor é a realização de um objetivo profissional e pessoal. “Desde que eu entrei na UFPA, eu decidi não ser uma calculadora, mas me desenvolver profissional e pessoalmente, e por isso participei de vários grupos, pesquisas, desafios. E estar agora na Unilever é poder experimentar esse ambiente de trabalho estimulante e de crescimento”, diz Felipe.

Empenhado e determinado a superar as dificuldades, Felipe Araújo recebeu elogios da equipe Unilever. “Ele se saiu muito bem em todas as etapas. Demonstrou resiliência, humildade, foco, maturidade. Estamos felizes de dar as boas-vindas para ele na Unilever”, declara Dahra Quintella, que integra o RH da multinacional e avaliadora do desempenho de Felipe.

Para Gonzalo Enríquez, diretor da Universitec, os bons resultados do Clube de Empreendedorismo sinalizam a importância de fomentar o potencial empreendedor entre os universitários. “A Agência de Inovação tem a missão de formar empreendedores dentro da universidade, de estimular talentos, de estimular entre os jovens não só o interesse pela pesquisa, mas o interesse em se investir no próprio negócio”.

Missão Enactus

Presente em 36 países, a Enactus é uma organização sem fins lucrativos que mobiliza estudantes a criarem soluções para problemas de comunidades carentes em todo o mundo. Atualmente 1500 estudantes e 130 professores se dividem em 73 faculdades pelo Brasil, onde a organização está presente desde 1998. A cantora paraense Fafá de Belém é embaixadora da Enactus Brasil.

“Nós não estamos aqui para discutir business cases, nossos alunos realmente fazem acontecer. Em eventos de congregação como esse, eles percebem que há solução para os problemas do mundo, e que não estão sozinhos nessa jornada”, diz Kleber de Paulo, presidente da Enactus Brasil.