Agência de Inovação Tecnológica – UNIVERSITEC tem novo diretor

Publicado em: 22/03/2013 às 18:07

O Professor Doutor Gonzalo Enrique Vásquez Enríquez é o novo diretor da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA – UNIVERSITEC. Em reunião com os colaboradores da agência, o novo diretor apresentou as principais metas e ações para os próximos quatro anos.

Enríquez é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará UFPA, possui doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB), é Mestre em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP, recentemente atuou na Secretaria Especial de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção do Governo do Estado do Pará como Assessor Especial. Já coordenou diversos projetos relacionados à biodiversidade, biotecnologia, parques tecnológicos, empresas e projetos de bioindústrias, Ciência, Tecnologia e Inovação, dentre eles a coordenação executiva do Fórum Nacional dos Secretários de Ciência e Tecnologia dos Estados e Secretários Municipais, economia do desenvolvimento, economia da América Latina, desenvolvimento sustentável e Amazônia e implantação de incubadoras, sendo coordenador da Incubadora de Empresas da UFPA, desde sua implantaç ão no período de 1993- 2003.

Segundo Enríquez, a biodiversidade será a linha de frente de atuação da Universitec, procurando aproveitar os recursos naturais da Amazônia, e incorporá-lo ao conceito de biodiversidade. Aliado a isso, a estratégia será trabalhar de forma integrada, por meio de parcerias com os principais setores da sociedade como as grandes empresas que estão investindo na região, a fim de tê-las como parceiras e aproximá-las das empresas incubadas na agência, essa será uma forma de impulsionar o relacionamento dessas empresas com o mercado. Além de buscar uma maior aproximação com o governo do Estado e a prefeitura de Belém.

Outro foco será o de buscar profundar a relação da agência com os centros e Institutos de pesquisa da UFPA, tanto de pesquisa básica quanto o de pesquisa aplicada, estabelecendo parcerias para que os alunos desses centros possam desenvolver suas pesquisas. “O grande sonho da UNIVERSITEC é transformar o conhecimento em produto de sucesso para promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia” completa.

Sobre a UNIVERSITEC

Instituída em 2009, a Agência de Inovação Tecnológica da UFPA, vem desempenhando o importante e estratégico papel de apoiar e divulgar as iniciativas de pesquisa e extensão da UFPA, visando à produção de inovação e à transferência de tecnologia para diversos segmentos econômicos da sociedade.

Texto: Hellen Lobato – Ascom UNIVERSITEC