Agência de Inovação Tecnológica e SEICOM realizam reunião sobre o Projeto Belém 400 Anos

Publicado em: 26/09/2013 às 02:28

Estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 25, representantes da Agência de Inovação Tecnológica (Universitec), da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (SEICOM), da Fadesp e professores da UFPA para tratarem da execução do Projeto Belém 400 “Ao encontro do seu futuro”. O Projeto tem o objetivo de organização das informações de produção da sociedade belenense para o desenvolvimento científico, social e econômico com vistas a dinamização da economia local.

Trata-se de um estudo da Prefeitura de Belém coordenado pela SEICOM em parceria com a Universitec. O projeto consiste na elaboração de um documento estratégico com informações socioeconômicas das atividades produtivas cidade de Belém, com vistas a contribuir com o desenvolvimento sustentável, visando estabelecer diretrizes, priorizar objetivos, delimitar ações e definir metas que serão efetivadas pela política de desenvolvimento da capital paraense até 2016, este permitirá o envolvimento de instituições públicas, de ensino e pesquisa e integrará informações em torno das principais atividades econômicas existentes no município para o melhor atendimento e governança do desenvolvimento econômico. As informações obtidas no plano estratégico servirão como subsídios para que a Prefeitura de Belém atue com foco na otimização do potencial econômico.

O projeto está dividido em três fases, a primeira consiste na formatação de um diagnóstico que aponte o quadro econômico atual, uma espécie de DNA de Belém que contenha a Composição do PIB local e seu contexto e o Estado da arte dos setores produtivos como: PIB, emprego, composição e estrutura da mão de obra, impostos gerados, renda gerada, distribuição espacial, forças e fraquezas que aponte propostas de soluções inteligentes para uma cidade sustentável com uma visão estratégia por setor.

Em seguida, seria a elaboração do Plano Estratégico de Ação, com percepção e visão de futuro dos principais setores de atividade da cidade que seriam, comércio local, comércio exterior,serviços – bancos (intermediação financeira), Indústria – Construção Civil, Agricultura, Turismo, Pesca, Economia Criativa, Mineração, Feiras livres. Nessa fase, seriam identificadas novas oportunidades e estratégias de cooperação, seria, o fazer acontecer do projeto com a formação de oficinas com grupos de trabalho para elaboração do Plano, para formulação de indicadores e metas até 2016.

Já a terceira e última fase, seria a publicação e divulgação do Plano Estratégico Belém 400 com o lançamento do projeto em um Seminário que reunirá os principais atores envolvidos como entidades públicas e privadas, instituições de ensino e a sociedade civil.

Para o Diretor da Agência de Inovação Tecnológica, a Universitec tem desde o inicio, quando em conjunto com a Fundação Humanitare se construíram os principais fundamentos do projeto, como uma plataforma de ações que poderiam revolucionar a forma de como se entende o desenvolvimento sustentável das cidades. Onde seja realizado um planejamento diferenciado, que envolva as comunidades, os cidadãos e os principais atores da cidade e suas quase 30 ilhas que poucas vezes formam parte dos projetos oficiais.

Ainda segundo ele, a academia reúne a experiência, o conhecimento e o acesso às melhores tecnologias disponíveis na Amazônia, irá contribuir com a preparação dos pappers que serão encomendados aos professores da UFPA, além de participar na gestão do projeto.

Enriquez destacou também a importância que terá no projeto os tópicos do Empreendedorismo, a política de resíduos sólidos e um fator de inclusão social e cultural o resgate do patrimônio cultural e histórico da cidades. Outras prefeituras já buscaram informações com a Universitec para replicar o fundamento do projeto em sua regiões.

Texto: Hellen Lobato – Ascom Universitec