Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec) recebe calouros com workshop “Empreendedorismo: curta essa ideia!”

Atualizado em: 10/07/2017 às 08:30

Faltam 11 dias para que a Universidade Federal do Pará (UFPA) recepcione os calouros de 2017 e a Coordenadoria de Empreendedorismo da Agência de Inovação Tecnológica (Universitec) está preparando a 4a edição do Workshop “Empreendedorismo: curta essa ideia!”, que visa introduzir o tema Empreendedorismo aos novos alunos da instituição.  As inscrições podem ser feitas aqui a partir de sexta-feira, 7.

A edição deste ano terá oficinas com diversas dinâmicas de grupo, competição entre os cursos, apresentação de cases de sucesso protagonizado por universitários empreendedores e a apresentação transmídia “Empreendedorismo: conheça e inspire-se”.

O objetivo do evento é apresentar aos calouros o Empreendedorismo, mostrando que é possível adotar uma postura empreendedora, ainda como estudante, e despertar neles o espírito empreendedor necessário para quebrar paradigmas e pensar fora da caixa para, assim, alcançar resultados diferenciados durante o curso de graduação. A Universitec entende que isso contribuirá para a formação de profissionais conscientes de seu papel e potencial de impactar positivamente a sociedade, por meio da aplicação do conhecimento adquirido na universidade, a partir de uma atuação proativa diante dos desafios que lhes serão apresentados durante a carreira profissional ou mesmo diante dos desafios da vida pessoal.

Para o estudante de engenharia civil, Lucas Sales, “o workshop é um primeiro passo para seguir a caminhada empreendedora, repleto de lições sobre persistência, comprometimento e estabelecimento de metas”. Ele participou como calouro da primeira edição em 2014 e das duas últimas como palestrante e apresentador.

Parcerias para aumentar o alcance do evento

Com o intuito de aumentar o alcance do evento a Universitec está propondo parceria às Faculdades, Centros Acadêmicos e Coordenadorias de todos os campi para incluir o evento na programação de acolhimento dos calouros dos 179 cursos da UFPA. A Universitec oferece treinamento de qualificação de facilitadores para as oficinas e todo o material necessário para a realização das dinâmicas.

“Trabalhamos para levar o empreendedorismo à todos os cursos da UFPA, porque acreditamos que o comportamento empreendedor é importante para elevar o nível do desempenho dos alunos na graduação, mesmo alunos dos cursos de licenciatura e medicina,  por exemplo, pois as áreas de  educação e saúde carecem de soluções inovadoras e criativas e isso, principalmente em tempos de crise, não se restringe a tecnologias, por exemplo, isso tem a ver também com a atitude dos atores envolvidos, e certamente profissionais com perfil empreendedor são capazes de fazer verdadeiras revoluções em suas áreas de atuação” diz Leila Furtado, membro da equipe de empreendedorismo da Agência que convida alunos de todos os cursos para participarem do Workshop.

Assim como aconteceu nas duas últimas edições, a Universitec está organizando várias turmas da oficina para atender aos novos alunos cujos organizadores da programação da semana do calouro não aderirem a parceria proposta. A intenção é que alunos de todos os cursos da UFPA tenham a oportunidade de entrar em contato com o fascinante mundo do Empreendedorismo.

Histórico

A Universitec realiza o “Empreendedorismo: Curta Essa Ideia” há 4 anos. Nas edições anteriores, participaram calouros de 9 institutos atingindo um total de 32 cursos e em 2016 o workshop também ocorreu no campus UFPA de Bragança.

UFPA: uma universidade empreendedora

A UFPA se encontra no 12º lugar no ranking de Universidades Empreendedoras e é a primeira da Região Norte do país, segundo pesquisa da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Junior) realizada entre 42 instituições do pais, divulgada no ano passado.

Serviço:

Agência de Inovação recebe calouros com Workshop “Empreendedorismo: Curta Essa Ideia”

Inscrições a partir do dia 7 de abril, aqui.