Abertas inscrições para a maior competição de startups de base tecnológica do Brasil

Publicado em: 22/06/2012 às 12:19

desafio brasil_finalA maior e mais tradicional competição de startups de base tecnológica está com inscrições abertas até o dia 9 de julho no site www.desafiobr.com.br. O Desafio Brasil é um programa de fomento à inovação tecnológica e ao empreendedorismo early stage (estágio nascente), voltado para empreendedores que buscam caminhos para executar ideias inovadoras, incentivando a criação e estimulando o desenvolvimento de projetos tecnológicos. O programa é coordenado pelo GVcepe (Centro de Estudos em Private Equity e Venture Capital – PE &VC) e tem o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), por meio da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá (Fundação Guamá), como parceiro operacional da competição na região norte.

A competição é dividida em várias fases (estaduais, nacionais e internacionais). Os classificados em cada estado terão a oportunidade de participar de rodadas de negócio com investidores nacionais e internacionais e passar por cursos de formação executiva. Além disso, a competição promove centenas de milhares de reais em prêmios e benefícios, que abarcam consultorias estratégicas e jurídicas, recursos financeiros, passagens e hospedagens custeadas, vagas para competições internacionais e programas de aceleração no Vale do Silício, na Califórnia (EUA).

A final nacional ocorrerá no mês de outubro, na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (EAESP), e reunirá as startups mais bem classificadas do Brasil para se apresentarem a uma banca de avaliação composta por renomados profissionais dos ecossistemas de empreendedorismo e PE&VC nacional.

Dinamismo –  O PCT Guamá é um dos três polos de desenvolvimento que visam contribuir com uma economia orientada à inovação no Pará. Por meio de parcerias envolvendo o poder público, a iniciativa privada e instituições geradoras de conhecimento, estimula a transferência de tecnologia e a competitividade, além de criar mecanismos de incubação de empresas inovadoras para um mercado crescente mundo afora.

Biotecnologia, Tecnologia da Informação e Comunicação, Energia, Tecnologia Ambiental e Tecnologia Mineral são as áreas prioritárias para pesquisa e negócios no PCT Guamá. “A parceria operacional do PCT Guamá no Desafio Brasil é uma das ações de fomento à competitividade inovadora rumo ao modelo de economia orientada à inovação no estado. Cursos nas áreas de empreendedorismo, criação e plano de negócios, ações de cooperação técnica nacional e internacional e capacitação na área de certificação de laboratórios também estão entre as iniciativas deste polo neste caminho”, comenta Antônio Abelém, diretor-presidente do PCT Guamá.

Este parque tecnológico é resultado de um convênio entre Governo do Estado, representado pela Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).  Tem gestão da Fundação Guamá e conta com aporte financeiro do Governo do Estado, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço  de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), do Museu Paraense Emílio Goeldie da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Texto: Solange Campos – Assessoria de Comunicação e Marketing/Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá