Av. Augusto Corrêa, 01 - Guamá - Belém

+55 (91) 3201 8022 / 3201 8023

Universitec e RedeNamor promovem consultoria de mercado para pesquisadores com tecnologias patenteadas

Uma das responsabilidades da Universitec é promover a proteção da propriedade intelectual e a transferência de tecnologia, resultando na aplicação do conhecimento desenvolvido na universidade no mercado, possibilitando a apropriação pela indústria das  inovações e soluções desenvolvidas por pesquisadores da UFPA. Com o objetivo de atender as demandas de estratégia, e desenvolver estruturas e processos que visam transformar o conhecimento em inovação e estimular o empreendedorismo, a Agência deu início, nesta terça-feira (5), ao projeto de Gestão de Tecnologias. Seis pesquisadores responsáveis por dez tecnologias, todos os objetos de pedidos de patente em andamento, participaram desse projeto piloto, recebendo consultoria com a empresa Wylinka, no auditório da Universitec.

A ação é promovida em parceria com a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental (RedeNamor), da qual a Universitec é integrante. Este ano, o desafio das 9 (nove) instituições ligadas à RedeNamor é promover a transferência de tecnologias desenvolvidas por seus pesquisadores,  por meio da implementação da pratica de gestão de tecnologias,  com o objetivo de proporcionar gestão e a transferência da tecnologia.

“A Wylinka tem expertise nestes processos, e pode proporcionar para a UFPA e seus pesquisadores grande oportunidade de aprendizado em negociação e comercialização de tecnologia, o que favorece que a tecnologia de origem acadêmica possua uma linguagem comercial sem exposição de aspectos confidenciais”, diz Magáli Coelho, assessora de inovação e propriedade Intelectual da Universitec.

O projeto envolve o mapeamento e avaliação do portfólio de tecnologias da UNIVERSITEC prospecção tecnológica, quando couber, busca de anterioridade e redação de patentes, e a assessoria e gestão de tecnologias com elaboração de modelos de negócios para cada tecnologia.

“60 tecnologias indicadas pelo conjunto dos NITs da REDENAMOR passarão pela primeira fase da consultoria. Destas, 20 patentes consideradas num status maior de maturidade serão, inicialmente acompanhados pelo projeto As demais tecnologias participantes do processo, serão acompanhados pelo NIT”, explica a consultora Beatriz Marques Andrade, que atendeu os pesquisadores da UFPA ao lado do consultor Paulo Mendonça. Ela destaca que dentro de um mês, será elaborado um relatório preliminar referente as 60 tecnologias, resultando da seleção das 20 que seguirão para a segunda etapa do processo

Nesta terça (5), foram atendidos pela consultora os pesquisadores Rommel Burbano, Eduardo Braga, Marcos dos Reis, Herve Rogez, Davi Brasil e Alberdan Santos. “Temos duas tecnologias: a heliotropina e o agente de combate à leshimaniose. O segundo precisa passar por testes clínicos e o pré-clínico. A heliotropina precisa de um piloto. Então o processo de consultoria pode nos incentivar nesse sentido”, comentou Santos.

Pular para o conteúdo