Universitec/ UFPA exibe vitrine tecnológica na XII Feira da Indústria

Publicado em: 08/05/2015 às 20:49
Tempo de leitura: 5 minutos

“A produção de lixo nos exige propor soluções que transformem o que seria descartado em um bem útil. A inovação sustentável é a linha de frente da Universitec e da UFPA, e nossa vitrine tecnológica está disponível para que a indústria conheça o que é desenvolvido por nossos pesquisadores”, diz Magáli Rosa, assessora da Agência de Inovação da UFPA – Universitec, que coordena o stand.

Chamados de eco-piso, os produtos foram criados em duas versões: a partir de copos descartáveis e outra feita de caroços de açaí. A invenção, patenteada pela professora Carmen Gilda Barroso Tavares Dias, vice-diretora da Faculdade de Engenharia Mecânica, parte de um princípio: usar como matéria-prima o lixo.

Os copos descartáveis usados são higienizados, triturados e combinados com madeira para criar o material que pode ser usado como piso e como divisória. “A durabilidade é equivalente à da cerâmica tradicional, usada em pisos”, explica Milene Beichemol, de Engenharia Mecânica, que apresentou o produto no stand ao lado de Felipe Azevedo, aluno de graduação de engenharia mecânica do mesmo curso. A mistura, quando adicionada ao aço, e é usada em estruturas flutuantes, chamadas de eco-barcos.


O caroço de açaí, também misturado à madeira, dá origem à outra possibilidade de eco-piso, também de boa resistência e alta durabilidade. “É mais barato e sustentável que o piso vendido no comércio, porque parte de uma matéria-prima gratuita: caroços de açaí que seriam descartados”, explica Milene Beichemol, de Engenharia Mecânica, que apresentou o produto no stand ao lado de Felipe Azevedo, aluno de graduação de engenharia mecânica do mesmo curso.

Amazon Dreams

Criada em 2002 por pesquisadoras da UFPA e um dos grandes cases de sucesso atuais da Universitec, a Amazon Dreams se destaca por desenvolver compostos ricos em antioxidantes a partir de frutos e folhas da região amazônica, como, por exemplo, o açaí.

Destaque do stand na Feira da Indústria, a companhia desenvolveu processos patenteados altamente tecnológicos que utilizam apenas água e bioetanol para a produção de extratos com grau de pureza que atingem valores de até 70%, além de outros produtos, como o óleo de açaí, fabricado sem a utilização de solventes químicos – feitos inéditos no Brasil e no mundo. Essas novas tecnologias se aliam à sustentabilidade e ao desenvolvimento local – a matéria-prima é fornecida por cooperativas de fruticultores da região, beneficiando assim diversas famílias.

Em 2009, a Amazon Dreams foi a primeira empresa da região Norte a ser contemplada pelo Fundo Criatec de Capital Semente para investimentos de Capital de Risco – o primeiro fundo de investimentos desta natureza do país. Em 2012, recebeu o Prêmio Finep Nacional na categoria Micro/Pequena Empresa. Sua mais recente conquista foi a contemplação no edital Tecnova da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).

“Esta é a capacidade financeira que necessitávamos para retirar do papel o desejo de desenvolver produtos finais fabricados a partir dos extratos que desenvolvemos por meio das nossas pesquisas realizadas nos últimos três anos”, explica Afonso Ramôa Jr., CEO da Amazon Dreams.

Syanz

Também expôs seus serviços e produtos a Neoradix – Syanz, empresa de base tecnológica incubada no PIEBT/ Universitec voltada para soluções de automação para o segmento residencial, fundada em janeiro de 2010. Especializada em automação e robótica, a empresa Syanz foi destaque da Casa Cor Pará 2013 – evento direcionado para tendências e conceitos em arquitetura e urbanismo – onde lançou seu produto de automação residencial, gerenciados por um tablet. Os projetos desenvolvidos pelos sócios da Syanz estão presentes em finais e semifinais de eventos de startups pelo Brasil.

Dynamis

Também incubada no PIEBT/ Universitec, a Dynamiz Techne expôs no stand a sua especialidade: análises de segurança e avaliação da integridade de grandes estruturas civis e mecânicas, construção civil e infraestrutura de transportes.  Os serviços são simulações computacionais e instrumentação/ monitoração dessas estruturas.

“Uma estrutura, por exemplo, que esteja com problemas de vibrações muito grandes: estádios de futebol. Isso pode causar um certo pânico nas pessoas. Nós vamos para lá, instalamos sensores, fazemos medições e depois podemos emitir um laudo dizendo se a estrutura tem algum risco de problema mais sério ou até mesmo um colapso. Então o foco da empresa é esse, é prestar esse serviço de avaliação de estruturas”, destaca Remo Magalhães. “Nós adaptamos a nossa engenharia para a região amazônica, porque nós temos características únicas e exclusivas daqui da região, e a gente precisa associar as informações que adquirimos das estruturas com as técnicas de engenharia existentes para que possamos obter resultados satisfatórios e que dê um retorno para a engenharia e para o cliente”, diz.


Sistemas embarcados

Também integra o stand da Universitec/ UFPA o Laboratório de Sensores e Sistemas Embarcados (LASSE), que desenvolve placas de sistemas embarcados completos, desde hardware ao software. “A empresa tem uma ideia, mas não dispõe de aporte técnico para executar, então a gente desenvolve”, explicam Brenda Vilas Boas e Leonardo Ramalho, dos cursos de Engenharia Elétrica e de Computação.

O LASSE atua na área de telecomunicações, e já desenvolveu repetidores para ampliar o alcance de celular, bem como bloqueadores de celular. Em parceria com o ITU, ligado
à ONU, o laboratório desenvolveu mecanismos para o aumento da taxa de transmissão de dados da telefonia fixa, em busca de melhorar a qualidade da internet e torná-la mais rápida.

A equipe atua ainda em sistemas de sensoriamento de estruturas, e desenvolveu, junto à Vale, um projeto que analisa a trepidação de pontos por onde passam caminhões de minério. “A intenção foi acompanhar o desempenho das estruturas, as vibrações, checar a segurança e o estado de conservação das pontes”, explica Leonardo.


Qualidade da energia

A geração e a qualidade da energia são questões primordiais para a sociedade. Integrante do stand da UFPA, o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (CEAMAZON) é dedicado a desenvolver soluções nesta direção.

O CEAMAZON é uma entidade de PDI – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – pública, vinculada à UFPA – Universidade Federal do Pará e sediado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá.

“Nossa missão é contribuir para o desenvolvimento regional buscando a eficiência energética por meio de desenvolvimento tecnológico. A importância de a indústria estar atenta a essas questões é fundamental: energia é dinheiro. A indústria pode produzir mais usando a mesma quantidade de energia, se essa energia for eficiente e tiver o mínimo possível de perdas. Além disso, energia também é questão de segurança para a equipe profissional e de segurança para os equipamentos, geralmente de alto custo, usados nas indústrias”, explicam François Rodrigues e Allan Manito.

 

 

Leia também