Diretor da Universitec participa de reunião sobre a criação do Pólo Tecnológico de Barcarena

Publicado em: 10/11/2011 às 12:54

O Diretor da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec), Ubiratan Bezerra, participou na quinta-feira, 03, da reunião que aconteceu na Sede da Associação das Empresas de Mineração e Metalurgia de Barcarena (Assemb) e teve como pauta a implantação do Pólo de Tecnologia no município. Participaram da reunião representantes dos Campi da UFPA de Belém e do Baixo Tocantins, da Fadesp, da Secretaria de Educação de Barcarena e das empresas Alunorte, Albras, Alubar, Pará Pigmentos, CAP e Imerys.

A proposta inicial da Comissão, composta por docentes e servidores da UFPA para criação do pólo, prevê ações em ensino, pesquisa e extensão, com vistas a capacitar pessoas e fomentar a produção de Ciência e Tecnologia em prol do desenvolvimento da Região. Tais ações efetivar-se-ão por meio de parcerias entre os setores privado e público do município para implementação da infraestrutura do empreendimento.

Para a Gerente de Comunicação e Relações com Comunidade da Alunorte, Rosangela Goulart, é importante atentar para as necessidades das empresas de Barcarena no que se refere à capacitação de mão-de-obra, para a formação dos cursos. Porém, ela destacou também, que o compromisso maior de cada parceiro na implantação do Polo deve ser a formação e qualificação de profissionais para atender a demanda do mercado em geral e não somente as de Barcarena.

Ao final da reunião, ficou acordado um novo encontro a se realizar ainda em novembro, onde será definido o papel de cada parceiro e o levantamento dos perfis profissionais das empresas, bem como a definição dos cursos que serão ofertados. O programa final para implantação do Pólo de Tecnologia será apresentado no Workshop, programado para dezembro, que terá como tema educação, ciência e tecnologia para a geração de desenvolvimento da região do Baixo Tocantins.

Texto: Hellen Lobato