Estrutura UNIVERSITEC

Publicado em: 24/05/2011 às 19:05
Tempo de leitura: 2 minutos

EQUIPE

Diretor
Gonzalo Enrique Vásquez EnrÍquez

Assessores
Andréa Furtado
Antônio Onofre
Franciluce Souto Rodrigues
Gil Sóter
Juan Bardalez Hoyos
Magáli Coelho
Coordenadoria de Empreendedorismo
Leila Furtado
Coordenadoria de Incubação de Empresas – PIEBT
Iara Neves
Coordenadoria de Propriedade Intelectual
Rosângela Cavalero

SERVIÇOS

Consultorias e Serviços Tecnológicos
Articula a prestação de serviços de consultoria tecnológica em geral e a promoção da interação do mercado com os diversos segmentos de pesquisa da UFPA, intermediando a prestação de consultorias e serviços tecnológicos entre os laboratórios da UFPA e as empresas nos setores de alimentos e bebidas, construção civil, mineração, extratos vegetais, informática, biotecnologia e química fina, físico-química de medicamentos e cosméticos, tratabilidade de águas, meio ambiente, dentre outros.

Incubação de Empresas e Parques Tecnológicos
Contribui para a formação empreendedora e para a geração de emprego e renda na região, voltada também para a promoção da instituição de novas incubadoras de empresas, parques tecnológicos no Estado. Atua na criação/incubação de empresas baseadas em Ciência e Tecnologia, na formação de empreendedores, na disseminação e na transferência de conhecimentos gerados na UFPA.

Propriedade Intelectual
Atua na disseminação da cultura de proteção ao conhecimento na UFPA e na região. Atua também na formalização de transferência de tecnologia da UFPA para o setor empresarial. Promove os registros de direitos autorais – em convênio com a Fundação Biblioteca Nacional – FBN (obras literárias, artísticas e científicas), propriedade industrial (patentes, marcas e desenho industrial, indicações geográficas e cultivares), registro de sofwares e projetos arquitetônicos.


Atuação

A Agência de Inovação Tecnológica da UFPA atua por meio das seguintes ações:
– As agências de inovação tecnológicas são previstas pela Lei da Inovação (Lei Nº 10.973/2004) e têm por finalidade gerir a política de inovação tecnológica das instituições públicas de ciência e tecnologia (ICT).

– Gerenciamento da política de inovação tecnológica para a UFPA,
– Promoção da disseminação da inovação tecnológica, da cultura empreendedora e da propriedade intelectual, nos diferentes níveis de ensino, pesquisa e extensão,
– Estímulo a cooperação com empresas, entidades representativas da sociedade civil e órgãos públicos.

Leia também