Av. Augusto Corrêa, 01 - Guamá - Belém

+55 (91) 3201 8022 / 3201 8023

“Conexão e Inovação: Universitec/UFPA na Feira das Indústrias do Pará 2024”

Dia 22 de maio de 2024, foi realizada a abertura da XVI FIPA que é o maior evento do segmento industrial da Amazônia.


A abertura da Feira das Indústrias do Pará foi marcada com a presença do Vice-Presidente do Brasil, Geraldo Alckmin e do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará, Alex Carvalho.

Participou também da abertura da Feira, o presidente do IBRAM, Raul Belens Jungmann Pinto.

Por ordem, a esquerda, a Deputada Federal Alessandra Haber, o Presidente da FIEPA Alex Carvalho, ao centro o Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Vice-Presidente do Brasil Geraldo Alckmin, ao lado a Vice-Governadora do Estado do Pará Hana Ghassan, o Presidente da ALEPA e Deputado Estadual Chicão e o Prefeito de Belém Edmilson Rodrigues.

“Negócios e Sustentabilidade na Amazônia: Destaques da Abertura da XVI FIPA”

Na abertura da XVI FIPA, realizada no dia 22 de maio de 2024, o tema central “Negócios e Sustentabilidade na Amazônia” foi enfatizado, destacando a importância da sinergia entre o desenvolvimento industrial e a responsabilidade ambiental. O evento contou com a presença de autoridades e especialistas que debateram sobre a bioeconomia e a inovação como pilares para o crescimento sustentável da região.

A feira, que ocorreu no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, reuniu a produção industrial paraense e suas ações de sustentabilidade, convidando outras indústrias da região a participar e mostrar a força do setor na Amazônia. Além disso, a programação técnica abriu espaço para o debate de temas de interesse como tecnologia, qualificação profissional, compliance, saúde e segurança, meio ambiente e desenvolvimento econômico.

Um dos destaques foi a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin, que discutiu o programa Nova Indústria Brasil (NIB), uma iniciativa do Governo Federal que disponibilizará R$ 300 bilhões em financiamentos para impulsionar a retomada da produção industrial no país.

A XVI FIPA também enfocou a indústria da moda, apresentando soluções sustentáveis, e a compensação de emissões de CO2e, reforçando o compromisso com a sustentabilidade. Destacando os esforços conjuntos para promover uma indústria mais inclusiva, socialmente justa e ambientalmente responsável na região amazônica.

Os principais palestrantes da abertura da XVI Feira da Indústria do Pará (FIPA), realizada no dia 22 de maio de 2024, incluíram figuras notáveis como:

Vanessa Pinsky, consultora e pesquisadora pós-doutoranda em bioeconomia, com foco em governança, política pública e cadeias de valor da sociobiodiversidade na Amazônia, realizou a palestra de abertura.

Alex Carvalho, Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), que falou sobre as expectativas para o evento e lançou o projeto Jornada COP+1.

Edmilson Rodrigues, Prefeito de Belém, e Helder Barbalho, Governador do Estado, que participou por vídeo.

Hana Ghassan, Vice-Governadora do Pará, que destacou a importância da feira como uma plataforma para discutir negócios e sustentabilidade na região.

Geraldo Alckmin, Vice-Presidente da República, que discutiu a energia limpa e renovável do Brasil e expressou sua satisfação em participar da FIPA.


Estiveram presentes o Diretor da Agência de Inovação Tecnológica (Universitec/UFPA), Prof. Dr. Gonzalo Enríquez, e o estagiário da Universidade de Poitiers, Bernard Marimoutou, convidados para trazer uma perspectiva enriquecedora, unindo visões acadêmicas e práticas em prol do desenvolvimento sustentável.
“Durante nossa visita encontramos os superintendentes da SUDAM, Paulo Rocha, e da SEBRAE, Rubens Magno, com quem o diretor da Universitec teve um encontro produtivo, onde houve uma troca de cumprimentos e reconhecimento mútuo pelo excelente trabalho desenvolvido por suas respectivas instituições.”
Essa visita foi um evento inédito para o nosso estudante de cooperação internacional que encontrou grandes atores do empreendimento sustentável na Amazônia.
No centro, Ana Lídia Zoni Ribeiro, engenheira de produção e empreendedora do “Hidromel Uruçun da Amazônia”

Encontramos com nossa querida Ana Lídia Zoni Ribeiro, produtora do Hidromel “Uruçun”, feito com mel de abelhas nativas e sem ferrão em Belém/PA.

Em breve trabalhando conosco na universitec/ufpa
Pular para o conteúdo