O Diretor da Universitec, Professor Gonzalo Enrique, participou do “Seminário Identificando demandas prioritárias para o desenvolvimento sustentável dos Arquipélagos do Marajó, no Pará, e de Bailique, no Amapá/AP”. O evento, realizado dos dias 16 e 17 de outubro, foi promovido pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) e pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), na sede da instituição, no município de Belém, capital paraense.
Participaram do encontro representantes dos governos federal, estadual e municipais e representantes da sociedade civil, além de instituições de ensino e pesquisa e instituições privadas.
Um dos objetivos do evento foi o de identificar e debater as demandas prioritárias para o desenvolvimento sustentável do arquipélago do Marajó, no Pará, e de Bailique, no distrito de Macapá, que possuem “potenciais econômicos, considerados riquezas, capazes de promover o desenvolvimento sustentável focado na sociobiodiversidade em conformidade com as principais políticas elaboradas pelo Governo Federal, no entanto, encontram-se em situação de pobreza e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que requerem ação planejada e esforços conjuntos envolvendo diferentes atores”.
Além disso, o Seminário buscou levantar os principais desafios e as oportunidades para o desenvolvimento das regiões citadas, “num esforço envolvendo a sociedade civil, articulação interinstitucional nas três esferas de governo e participação do setor privado”, aponta a Sudam.