Como parte da Trilha de Qualificação do StartupLAB, a Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), por meio da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT), promoveu na última sexta-feira, 20, o Minicurso “Conceitos Jurídicos Básicos para Startups: Começar certo para crescer certo”. Direcionado para os membros das startups residentes e não-residentes do StartupLAB, o minicurso abordou a importância da regularidade jurídica na atividade empreendedora.
O presidente da Comissão de Direito Empresarial da OAB/PA e presidente do Instituto Paraense de Direito Comercial (IPDCOM), Renan Vieira da Gama Malcher, foi ministrante do curso. Ele explicou que iniciar um negócio sem estruturação societária significa estar irregular e sofrer riscos. “Os fatos do cotidiano tem a capacidade de vir a se formar um fato jurídico, por isso o empreendedor precisa estruturar a sociedade empresária, seja ela individual ou com outras pessoas, a fim de evitar perdas, fraudes e outros problemas”, assinalou.
O curso abordou alguns dos principais conceitos do Direito Societário, entre eles os tipos de sociedade, como a Limitada e Anônima, além da responsabilidade do sócio em cada uma delas. A coordenadora do PIEBT, Iara Neves, comentou que este primeiro minicurso foi definido uma vez que a maioria dos sócios das startups ainda estão começando a empreender. “Alguns deles tendem a desconhecer possíveis riscos que circundam tal atividade e que podem comprometer suas ideias e estratégias de negócios. Sendo assim, uma vez que as startups são formadas por grupos de 1 a 8 membros, é essencial atentar para qual a melhor denominação societária e quais as responsabilidades e participação dos sócios”, pontuou.
Para o economista e participante do StartupLab, Fernando Ramos, a qualificação foi fundamental para contar com o suporte jurídico no negócio que está desenvolvendo. “O contato com um especialista neste assunto foi fundamental para nos dar uma maior abrangência a cerca do funcionamento de uma empresa. A partir dessa qualificação, podemos ter mais conhecimento de causa e segurança para iniciarmos um negócio com as estruturas jurídicas necessárias”.
O próximo evento de qualificação no StartupLAB será sobre Programação Neurolinguística (PNL) e terá como ministrante a administradora e coach, Bruna Barbosa, que atua como programadora neurolinguísta e consultora de empresas em RH, marketing e planejamento estratégico.
O StartupLAB – Desenvolvido pelas coordenadorias de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT) e Empreendedorismo (Cempre), o StartupLAB é uma das ações da Universitec para fomento do empreendedorismo inovador na Universidade. O objetivo é dinamizar o ecossistema de inovação e empreendedorismo no estado, fornecendo suporte tanto estrutural quanto estratégico para o desenvolvimento de negócios inovadores que sejam repetíveis e escaláveis, a fim de entrarem no mercado. Mais informações em universitec.ufpa.br.
Confira o minicurso na íntegra:
Texto e Fotos: Taymã Carneiro – Assessoria de Comunicação da Universitec