Av. Augusto Corrêa, 01 - Guamá - Belém

+55 (91) 3201 8022 / 3201 8023

SInD

Time Enactus UFPA é campeão nacional no maior evento de empreendedorismo social universitário do Brasil

A conquista evidencia o papel da Universidade na formação de líderes para os desafios da Amazônia e do mundo

A Universidade Federal do Pará (UFPA) celebra um momento histórico para a inovação e o empreendedorismo social da Amazônia. O Time Enactus UFPA foi campeão do ENEB 2025 – Evento Nacional Enactus Brasil, maior encontro de empreendedorismo universitário do país, realizado pela primeira vez na Região Norte, em Belém.

A conquista consagra não apenas os resultados apresentados pelos negócios de impacto Aruanas e Biolume, mas reafirma o papel da universidade na formação de lideranças jovens comprometidas com soluções reais para os territórios que habitam.

Foto do professor José Augusto Lacerda (conselheiro do time) Crédito: Acervo Enactus UFPA

“Essa conquista demonstra a consistência do trabalho que a gente tem feito há 10 anos. É uma gratidão muito grande a todos que vestiram essa camisa e que honraram o nome da nossa Universidade dentro e fora do Brasil. Agora vamos para Bangkok, fazer bonito mais uma vez”, afirma José Augusto Lacerda, professor conselheiro da Enactus UFPA.

Inovação com identidade amazônica

O Biolume, um dos projetos apresentados, é um exemplo de como iniciativas desenvolvidas dentro da universidade podem impactar diretamente a vida de comunidades amazônicas. O negócio social é responsável por levar iluminação pública a áreas sem acesso à energia de qualidade, por meio dos postes híbridos de energia solar Atiaia, desenvolvidos com tecnologia limpa e acessível.

O projeto integra o programa de pré-incubação do coworking Motirõ, espaço de fomento à inovação coordenado pela Superintendência de Inovação e Desenvolvimento (SInD/UFPA), e foi o grande vencedor do Desafio Inove+ 2024, na categoria Negócio de Impacto Socioambiental — reforçando seu potencial transformador e o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

O talento da juventude amazônida

A premiação no ENEB não é inédita para a UFPA, que agora se torna tricampeã nacional. O que torna essa conquista especialmente simbólica é o fato de ter ocorrido pela primeira vez em solo nortista, justamente em um momento em que os olhos do mundo se voltam para Belém com a chegada da COP 30.

Para Evelyn Mesquita, presidente do time e vencedora do prêmio Universitária do Ano, o momento é de reconhecimento e responsabilidade:

Foto da Evelyn Mesquita (presidente do time) Crédito: Acervo Enactus UFPA

“O sentimento é reconfortante, porque é o reconhecimento de um trabalho árduo que durou um ano inteiro. Todo o alcance dos nossos negócios, nacionalmente e internacionalmente, foi muito incrível. Mas eu devo tudo isso às 60 pessoas que fazem parte do nosso time. Foi um trabalho conjunto”, diz a estudante.

Da vivência universitária ao legado profissional

Outro destaque foi o reconhecimento de Rafaela Reis como Alumni do Ano da Rede Enactus Brasil. Ex-membro do time e hoje atuante em projetos de impacto sustentável, ela vê sua trajetória refletida na conquista coletiva:

“A Enactus foi um dos meus primeiros espaços de construção coletiva, de formação cidadã, de colocar a mão na massa para transformar realidades com as próprias ideias. Tudo o que veio depois — meu caminho profissional, minhas escolhas de atuação e meu compromisso com o território — carrega muito do que vivi dentro da rede, que segue sendo uma referência de juventude, impacto e propósito.”

Rafaela enxerga no time uma grande capacidade de geração de impacto, na criação de soluções para os desafios da Amazônia. Para ela, a rede Enactus funciona como uma verdadeira fábrica de talentos.

Rafaela Reis recebe o prêmio Alumni do Ano 2025 durante a cerimônia do ENEB, em Belém (PA), celebrando sua trajetória de impacto social e inovação na Amazônia. Crédito: Lucimar Souza / Diretora de Desenvolvimento Territorial do IPAM

“Quem passa por ali sai com experiência, visão de mundo e habilidades que o mercado de trabalho procura — e, mais importante, com compromisso social. Ver esse reconhecimento nacional no ENEB 2025 pro time é a prova de que investir na juventude e em inovação dá resultado.”

Um ecossistema que pulsa

Através de iniciativas como o Motirõ e programas como o Inove+, a SInD/UFPA reafirma seu papel em implementar projetos que dialogam com as urgências do território amazônico, conectando talentos,  saberes acadêmicos e práticas transformadoras.  

E a vitória do Enactus UFPA no ENEB 2025 mostra o quanto a universidade é mais do que um espaço de ensino: é também um berço de inovação, engajamento social e empreendedorismo de impacto.

Rumo à Enactus World Cup 2025

Com o título nacional, o time representará o Brasil na Enactus World Cup, de 25 a 28 de setembro, em Bangkok, na Tailândia. A missão, agora, é mobilizar apoios para levar a força da juventude amazônida ao cenário global.

 

Quem quiser apoiar a Missão Tailândia pode fazer de duas formas:

Vaquinha online: abacashi.com/vaquinha/enactus-ufpa-na-ewc-2025

Via Pix: ce@enactusufpa.org

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo email:

marketing@enactusufpa.com.br

Acompanhe também pelo Instagram: @enactusufpa

 

Gabriel Cativo | Comunicação SInD/UFPA

Pular para o conteúdo