Av. Augusto Corrêa, 01 - Guamá - Belém

+55 (91) 3201 8022 / 3201 8023

A nova Superintendência de Inovação e Desenvolvimento da UFPA divulga vagas na Incubadora PIEBT

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT) da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento (SInD), antes Universitec, divulga vagas e convoca os interessados a participarem da seleção de novos empreendimentos para o processo de incubação. A Incubadora oferece suporte gerencial e tecnológico para a criação e/ou desenvolvimento de startups e de modelos de negócios inovadores que utilizam tecnologia como um dos principais insumos, com foco preferencial em áreas como bioeconomia, tecnologias da informação e comunicação (TIC), tecnologia mineral, design, energia e indústrias de transformação.

Podem se candidatar pessoas físicas, instituições científicas e tecnológicas (ICTs) e empresas – brasileiras ou estrangeiras regularizadas no país – que apresentem projetos inovadores de produtos ou processos baseados em conhecimento científico e tecnológico. 

Espaços e taxas de incubação

Os empreendimentos selecionados terão acesso a infra-estrutura física, denominados módulos, dentro da sede da Incubadora PIEBT localizada no campus da UFPA em Belém. As vagas estão divididas para os módulos  A, B e C, sendo: três vagas para o módulo tipo A, uma vaga para o módulo tipo B, e uma vaga para o módulo Tipo C. 

Maiores detalhes sobre os módulos encontram-se disponíveis no link: Edital PIEBET de incubação 

Como funciona o processo de seleção?

A avaliação dos projetos ocorrerá em duas etapas:

A primeira será feita pela análise da proposta. Os projetos serão avaliados com base em critérios como aderência às áreas estratégicas da incubadora, potencial de captação de recursos, experiência da equipe, modelo de negócios, impacto social/ambiental, potencial de mercado e grau de inovação. Para avançar, o candidato deve atingir, pelo menos, 70 pontos na avaliação.

A segunda etapa ocorre por meio da habilitação e contratação. Os aprovados deverão apresentar a documentação exigida para formalizar o contrato. Irregularidades nessa etapa resultam em eliminação.

Caso necessário, os proponentes podem ser convocados para apresentação oral do projeto. Além disso, a incubadora pode oferecer suporte no desenvolvimento do plano de negócios.

Com foco no desenvolvimento de negócios inovadores e sustentáveis, a iniciativa busca fortalecer empreendimentos que possam impactar positivamente a Amazônia.

Juliana Carepa, empreendedora à frente da Jucarepa, uma empresa incubada no PIEBT que desenvolve produtos à base de sementes amazônicas como cumaru e puxuri, destaca a importância desse suporte:

 “A incubação ajuda por estar dentro de um espaço seguro, próximo a pesquisadores, o que possibilita conexões. O principal suporte é o ambiente seguro e propício para validação da empresa, bem como para criação de conexões valiosas, o compartilhamento de conhecimentos e a troca de experiências, elementos essenciais para impulsionar a inovação e o crescimento.”

A expectativa para a nova seleção de empresas também é alta. O professor Filipe Saraiva, diretor da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento da UFPA, reforça o papel estratégico da incubação para o avanço do ecossistema empreendedor na região:

“Nossa expectativa é ter sinergias com empresas que visem transformar positivamente nossa região. Essas empresas estarão associadas à UFPA e terão possibilidade não apenas de se instalarem na instituição, mas também de receberem consultoria e acompanhamento para a evolução dos seus negócios. Portanto, queremos as empresas de maior potencial conosco.”

Com esse apoio, a incubadora busca não apenas fomentar novos negócios, mas também fortalecer a inovação sustentável na Amazônia, conectando empreendedores a um ambiente acadêmico e tecnológico propício para o crescimento de suas iniciativas.

Inscrições 

Os interessados devem preencher o formulário e o roteiro do plano de negócios disponíveis no endereço http://sgi.macropus.com.br/piebt/edital. A documentação exigida deverá ser entregue na Secretaria da Incubadora PIEBT, no prédio da SInD, no campus da UFPA.

Prazos e divulgação dos resultados

As inscrições ocorrem em fluxo contínuo. A avaliação das propostas será concluída em até 20 dias úteis após a inscrição, e os selecionados serão convocados conforme a disponibilidade dos módulos. A assinatura do contrato e o início da incubação ocorrem em até 20 dias após a publicação do resultado final.

A Incubadora PIEBT oferece uma oportunidade estratégica para startups inovadoras que buscam apoio técnico e infraestrutura para crescer. Com um ambiente propício ao desenvolvimento de negócios baseados em tecnologia, o programa de incubação da UFPA reforça o compromisso com o empreendedorismo e a inovação na Amazônia.

O edital pode ser consultado na íntegra no site da Universitec. (https://universitec.ufpa.br/

Por Gabriel Cativo, em 11/02/2025

Pular para o conteúdo