Belém do Pará, 18/11/2024
A Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (Universitec) inicia uma nova fase com a nomeação do professor Filipe Saraiva como seu novo diretor. Com uma visão estratégica voltada para o fortalecimento e a expansão do papel da Universitec, Filipe busca tornar a Agência um pilar cada vez mais relevante no cenário de inovação da Amazônia. Seu objetivo é claro: renovar as diretrizes da Universitec e ampliar o alcance de seu trabalho, fortalecendo a conexão entre a academia, o setor produtivo e a sociedade.
Professor Filipe Saraiva, diretor da Universitec (FOTO: Gabriel Cativo)
O novo diretor é professor na Faculdade de Computação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do ICEN/UFPA desde 2016. Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP), ele traz consigo uma sólida formação acadêmica e experiência internacional, incluindo um período de estudos na Suécia, no programa de Doutorado em período Sanduíche. Natural do Piauí, ele escolheu Belém para construir sua carreira e família, nutrindo uma ligação afetiva com a cidade onde sua mãe cresceu. “Para mim, foi uma honra muito grande ser aprovado na UFPA – tanto por ser a maior universidade pública do Norte e uma das maiores do país, quanto pelo meu vínculo com Belém, por ser a cidade da minha mãe. Cresci sempre vindo a Belém, e agora moro aqui”, compartilhou Saraiva.
Ao longo de sua trajetória na UFPA, ele acumulou vasta experiência em gestão e na participação de conselhos superiores, como o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) e o Conselho Universitário (CONSUN), além de ter sido coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, um programa de referência nacional com nota 5 na avaliação da CAPES.
Um dos principais desafios de Saraiva é estruturar a Universitec como uma superintendência de inovação, reforçando o papel da UFPA como a principal promotora de inovação no Norte do país. A Universitec, que já atua com incubadoras, propriedade intelectual e transferência tecnológica, pretende ampliar suas atividades para os campi no interior do Estado.
Saraiva enfatiza a necessidade de expandir o alcance das incubadoras de empresas para esses locais. “Temos em Altamira a Incubadora do Xingu, mas não temos, por exemplo, Bragança, Cametá ou Castanhal. São demandas que precisamos trabalhar e nos preparar para atender da melhor forma.”, explica. Além disso, ele enxerga a importância de fortalecer a relação com parques tecnológicos, como o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá e o Tecnolago.
O diretor Filipe também busca promover uma cultura de inovação acessível e menos burocrática, facilitando o diálogo entre professores, empresas e startups. “Queremos que os professores que tenham interesse em dialogar melhor com empresas, com startups, consigam fazer isso de uma forma mais simples, menos burocrática”, afirma.
Filipe planeja reforçar o papel da Universitec como uma ponte entre o conhecimento acadêmico e o mercado, promovendo inovações que sejam acessíveis e alinhadas aos desafios regionais, como a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Ao lado de uma equipe dedicada, ele aposta no fomento ao empreendedorismo, no fortalecimento de startups e em iniciativas que integrem a tecnologia com a preservação dos recursos naturais.
Atual equipe da Agência de Inovação tecnológica (Universitec) reunida. À esquerda, encontram-se: Emílio Di Marco, Aline Casimiro e Rosângela Cavaleiro. Ao centro, o diretor Filipe Saraiva, e à direita, estão: Profa. Giselle Assis, Iara Neves e Tatiana Sauma. Todos aparecem em pé no centro de um auditório. (FOTO: Gabriel Cativo)
O diretor destaca ainda que “a ideia é que essa nova superintendência de inovação congregue todas as políticas relacionadas com o tema na UFPA. E que essa nova estrutura seja a grande responsável por gerir e impulsionar as políticas de inovação na UFPA”
A renovação da Universitec sob a direção de Filipe Saraiva promete intensificar o alcance e o impacto do trabalho da Agência, ampliando suas ações e consolidando seu papel como um agente de transformação na região.