Av. Augusto Corrêa, 01 - Guamá - Belém

+55 (91) 3201 8022 / 3201 8023

Competição promovida pela Universitec premia modelos de negócios inovadores

12 DE SETEMBRO DE 2024

O Desafio Universitário de Empreendedorismo e Inovação Inove+ 2024 está com inscrições abertas. Em sua 5ª edição, a iniciativa da Agência de Inovação Tecnológica (Universitec) da UFPA promove uma competição de ideias de produtos, processos e serviços que propõem negócios inovadores e/ou com impacto socioambiental positivo. O evento será todo online, de 10 de outubro a 5 de dezembro de 2024. As inscrições devem ser feitas até 5 de outubro, no site do Inove+.

Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de propostas comercialmente viáveis e alinhadas às demandas da região, o Desafio oferece uma série de atividades que inclui mentorias, capacitações e qualificações, contato com empreendedores, acadêmicos e profissionais renomados em vários campos de atuação. Neste ano, a novidade é o desenvolvimento de estratégias para promover a acessibilidade digital. Em parceria com o Projeto de Extensão da UFPA “Evento Mais Sustentável”, o Inove+ 2024 promete inovar pela perspectiva da sustentabilidade social.

“Pude aprender lições valiosas sobre como apresentar novas ideias que uso até hoje. A programação é muito bem construída e a gente consegue aprimorar, etapa por etapa, a nossa ideia e consegue visualizar como transformar em algo real”, lembra Jonas Cunha, que integrou a equipe campeã do Desafio em 2019. Atualmente, Jonas é discente do Mestrado em Biotecnologia, na UFPA. O produto que venceu o Desafio Inove+ de 2019, o “Revfood” – película bioplástica feita a partir de cascas de frutas e legumes que aumenta o tempo de vida de hortifrútis -, foi patenteado junto com a Universidade, em 2023.

Como funciona – Na edição de 2024, os participantes devem escolher entre as duas categorias disponíveis, que são: Negócios Inovadores – Ideia de produto, serviço ou processo inovador capaz de se transformar num modelo de negócio; e Negócios de impacto socioambiental – Ideia de produto, processo, serviço ou modelo de negócios que tenha como propósito, além de obter lucro, gerar soluções para problemas sociais e/ou ambientais.

Dentro das categorias, as(os) interessadas(os) devem optar por uma das três modalidades: formulador, colaborador ou observador. Os formuladores apresentam as ideias e lideram as equipes; os colaboradores ajudam no desenvolvimento das ideias; e os observadores são os que acompanham o evento. Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação da Região Norte que não estejam vinculados à organização do Desafio Inove+ 2024 e à Universitec.

Inscrições – Para se inscrever, as(os) estudantes devem acessar o site da premiação, ir até o campo de inscrição e preencher o formulário digital com nome, e-mail, comprovante(s) de matrícula, instituição de ensino, cidade e estado, categoria de ensino, curso, tipo de inscrição (se individual ou em grupo), categoria de ideia, vídeo de apresentação da ideia e autodeclaração étnico-racial. As inscrições podem ser feitas em grupos de 3 a 6 integrantes ou individual.

O desafio contará com quatro etapas no total: inscrição e homologação de ideias e negócios; evento de abertura, apresentação das ideias de negócios e formação das equipes;  e aprimoramento das ideias de negócios e semifinal; e Final. Na última e decisiva etapa, será apresentada a lista com os vencedores das premiações.

O desafio contará com premiações para as três primeiras equipes com melhor colocação nas duas categorias, sendo respectivamente: R$ 5.000 (cinco mil reais), certificado e vaga no espaço de coworking Porto Motirõ (Belém); R$ 3.000 (três mil reais), certificado e vaga no espaço de  coworking Porto Motirõ (Belém); e R$ 1.500 (um mil e quinhentos reais) e certificado. Todas as regras de participação estão disponíveis no Regulamento do Desafio, que se encontra na página do evento junto com todas as informações de participação, categorias, modalidades de participação, entre outros.

Texto: Vinicius Gonçalves

Fonte: ASCOM UFPA

Este conteúdo foi publicado no Portal UFPa, em 11/09/2024. Para acessar a matéria na íntegra acesse: https://ufpa.br/competicao-promovida-pela-universitec-premia-modelos-de-negocios-inovadores-em-ate-r-5-mil/#compartilhar