Dia 22 de maio de 2024, foi realizada a abertura da XVI FIPA que é o maior evento do segmento industrial da Amazônia.
A abertura da Feira das Indústrias do Pará foi marcada com a presença do Vice-Presidente do Brasil, Geraldo Alckmin e do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará, Alex Carvalho.
Participou também da abertura da Feira, o presidente do IBRAM, Raul Belens Jungmann Pinto.
“Negócios e Sustentabilidade na Amazônia: Destaques da Abertura da XVI FIPA”
Na abertura da XVI FIPA, realizada no dia 22 de maio de 2024, o tema central “Negócios e Sustentabilidade na Amazônia” foi enfatizado, destacando a importância da sinergia entre o desenvolvimento industrial e a responsabilidade ambiental. O evento contou com a presença de autoridades e especialistas que debateram sobre a bioeconomia e a inovação como pilares para o crescimento sustentável da região.
A feira, que ocorreu no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, reuniu a produção industrial paraense e suas ações de sustentabilidade, convidando outras indústrias da região a participar e mostrar a força do setor na Amazônia. Além disso, a programação técnica abriu espaço para o debate de temas de interesse como tecnologia, qualificação profissional, compliance, saúde e segurança, meio ambiente e desenvolvimento econômico.
Um dos destaques foi a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin, que discutiu o programa Nova Indústria Brasil (NIB), uma iniciativa do Governo Federal que disponibilizará R$ 300 bilhões em financiamentos para impulsionar a retomada da produção industrial no país.
A XVI FIPA também enfocou a indústria da moda, apresentando soluções sustentáveis, e a compensação de emissões de CO2e, reforçando o compromisso com a sustentabilidade. Destacando os esforços conjuntos para promover uma indústria mais inclusiva, socialmente justa e ambientalmente responsável na região amazônica.
Os principais palestrantes da abertura da XVI Feira da Indústria do Pará (FIPA), realizada no dia 22 de maio de 2024, incluíram figuras notáveis como:
Vanessa Pinsky, consultora e pesquisadora pós-doutoranda em bioeconomia, com foco em governança, política pública e cadeias de valor da sociobiodiversidade na Amazônia, realizou a palestra de abertura.
Alex Carvalho, Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), que falou sobre as expectativas para o evento e lançou o projeto Jornada COP+1.
Edmilson Rodrigues, Prefeito de Belém, e Helder Barbalho, Governador do Estado, que participou por vídeo.
Hana Ghassan, Vice-Governadora do Pará, que destacou a importância da feira como uma plataforma para discutir negócios e sustentabilidade na região.
Geraldo Alckmin, Vice-Presidente da República, que discutiu a energia limpa e renovável do Brasil e expressou sua satisfação em participar da FIPA.
Estiveram presentes o Diretor da Agência de Inovação Tecnológica (Universitec/UFPA), Prof. Dr. Gonzalo Enríquez, e o estagiário da Universidade de Poitiers, Bernard Marimoutou, convidados para trazer uma perspectiva enriquecedora, unindo visões acadêmicas e práticas em prol do desenvolvimento sustentável.
“Durante nossa visita encontramos os superintendentes da SUDAM, Paulo Rocha, e da SEBRAE, Rubens Magno, com quem o diretor da Universitec teve um encontro produtivo, onde houve uma troca de cumprimentos e reconhecimento mútuo pelo excelente trabalho desenvolvido por suas respectivas instituições.”
Essa visita foi um evento inédito para o nosso estudante de cooperação internacional que encontrou grandes atores do empreendimento sustentável na Amazônia.
Encontramos com nossa querida Ana Lídia Zoni Ribeiro, produtora do Hidromel “Uruçun”, feito com mel de abelhas nativas e sem ferrão em Belém/PA.
Em breve trabalhando conosco na universitec/ufpa