Em decorrência dos danos observados na estrutura do Muro de Contenção da Orla da Praia do Marahu em Mosqueiro, em janeiro de 2018, a Dynamis Techne foi contratada pela construtora IMPAX, responsável pela execução da obra, para fazer a avaliação do projeto estrutural e geotécnico da estrutura de contenção, a fim de determinar as causas para os problemas observados. A estrutura de contenção tem a função de proteger a região contra o processo de erosão provocado pelas ondas.
No trabalho desenvolvido pela Dynamis Techne foram realizadas inspeções visuais, e foram utilizados modelos teóricos e computacionais para a investigação dos problemas. Foram desenvolvidos modelos numéricos da estrutura, com base no Método dos Elementos finitos, tendo sido realizadas simulações computacionais considerando as forças devido ao empuxo do aterro e devido ao impacto das ondas calculadas a partir de critérios normativos internacionais do USACE – United States Army Corps of Engineers (Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos).
Os elementos estruturais do muro foram modelados com elementos sólidos tridimensionais e as estacas foram modelados com elementos de pórtico espacial, sendo o solo representado por molas do tipo P-y, com comportamento linear elástico.
O trabalho realizado pela Dynamis Techne foi apresentado na prefeitura de Belém (Palácio Antônio Lemos) no dia 21 de fevereiro de 2018.
Via: Dynamis Techne