UFPA Desenvolve Batom com Gordura de Bacuri
Os pesquisadores apresentarão o produto em uma feira de cosméticos, em São Paulo
A maioria dos paraenses, em algum momento da vida, já deve ter experimentado comidas relacionadas ao bacuri, fruto típico da região amazônica, seja o creme, sorvete ou até mesmo um bolo. Só que agora, pesquisadores da Universidade Federal do Pará conseguiram desenvolver um novo produto a partir da gordura da fruta, o Batom. O trabalho foi realizado pelo Laboratório de Nanotecnologia Farmacêutica, coordenado pela professora Roseane Maria Ribeiro Costa, e o Laboratório P&D Farmacêutico e Cosmético liderado pelo professor José Otávio Carréra Silva Júnior, ambos docentes da Faculdade de Farmácia da UFPA.
Os dois laboratórios já atuam há bastante tempo com as matérias primas da região amazônica como óleos, gorduras e resíduos que são extraídos de frutas que fazem parte do dia a dia dos consumidores do estado. Além da utilização do bacuri, eles também desenvolvem trabalhos com o cupuaçu, tucumã, ucúuba, pracaxi, açaí, castanha do Pará, cacau, muru-muru e patauá, tendo linhas de pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de medicamentos e cosméticos.
“O nosso objetivo é desenvolver produtos ecologicamente corretos, que atendam as práticas sustentáveis e agregue valor às cadeias produtivas da região. Temos que utilizar as substâncias de forma racional e inteligente para que o produto final seja de qualidade e seguro, que tenha em sua essência a tecnologia verde”, explica a professora Roseane Maria Ribeiro Costa.