Av. Augusto Corrêa, 01 - Guamá - Belém

+55 (91) 3201 8022 / 3201 8023

VII Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação é realizada nos dias 17 a 19 de outubro

A VII Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação ocorre durante os dias 17 a 19 de outubro, no Centur. A feira é organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet) e traz exposições, palestras e oficinas desenvolvidas por diversas instituições de ensino e de pesquisa regionais.

A feira faz parte da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Este ano, o tema principal do evento é “Ciência Alimentando o Brasil”, trazendo atividades voltadas para discussões acerca das boas práticas de alimentação e do preparo de alimentos. Essa foi a abordagem de uma das principais palestras ocorridas no dia 17 (segunda-feira). A pesquisadora Consuelo Lima, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da UFPA, apresentou o tema “Boas Práticas de Fabricação do Açaí”.

Outros temas do universo científico também serão discutidos nesta terça (18 de outubro) e amanhã, dia 19. Trabalhos envolvendo o uso da robótica em ambiente escolar, tecnologias aplicadas para a conservação de alimentos e desenvolvimento de aplicativos são alguns dos presentes no dia 18. Astronomia, eletromagnetismo e uma oficina sobre artesanato sustentável, ministrada pelo Sebrae, um dos apoiadores do evento, são algumas atrações do dia 19.

A Agência de Inovação tecnológica da UFPA (Universitec) também faz parte do evento, junto com outros grupos de pesquisa da UFPA. Os alunos de Engenharia de Materiais, do campus de Ananindeua, trouxeram seus experimentos, produzidos durante uma disciplina, para exposição na Feira. Sérgio Augusto Gomes explicou o projeto de seu grupo, a construção de uma hidrelétrica utilizando um motor para geração e energia potencial, e diz que por meio do evento, eles podem colaborar com os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Outro grupo também do mesmo curso, construiu uma termelétrica utilizando uma lata de refrigerante. Ambos os trabalhos foram coordenados pelo professor Wellington Fonseca.

Anprotec promove o Desafio Negócios e Biodiversidade

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendedimentos Inovadores (Anprotec), selecionará empresas inovadoras que proponham modelos de negócios para a conservação da biodiversidade brasileira em quaisquer setores da economia. O Desafio Negócios e Biodiversidade irá contemplar, por exemplo, propostas de estratégias de negócios em […]