O objetivo da ação é incentivar empresários a adotarem ferramentas de gestão ao obter um diagnóstico gratuito do atual estágio da sua organização, com os pontos fortes e as necessárias melhorias nos seus processos de gestão. As empresas são avaliadas com base nos critérios do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da FNQ. Os pequenos negócios com melhor desempenho recebem visita de avaliadores voluntários capacitados e são submetidas a uma banca técnica.
Além disso, segundo o Sebrae, todos os empreendimentos inscritos recebem, gratuitamente, um relatório personalizado com pontos fortes e oportunidades de melhoria na gestão. Assim, os empresários têm a perspectiva de aumentar a competitividade e melhorar seus produtos e serviços, contribuindo para o desenvolvimento econômico da empresa e do Brasil.
Podem concorrer empresas com receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões, que tenham completado pelo menos um ano fiscal de atividade, possuem domicílio no estado da respectiva inscrição e que comprovarem regularidade fiscal e estatutária. Os empreendimentos reconhecidos em seus estados concorrem à etapa nacional. As vencedoras nacionais participam de uma capacitação internacional, uma missão empresarial nacional, além de serem reconhecidas como exemplo de sistema de gestão alinhado aos princípios de excelência mundiais.