Diferenciando-se no mercado ao trazer chocolate de alta qualidade, alta concentração, com cultivo e verticalização da produção no Pará, a Nayah inicia o trabalho no PIEBT na semana em que Belém recebeu o título de cidade criativa da UNESCO pela originalidade da culinária local, o que demonstra o momento propício de interesse mundial nos sabores da Amazônia.
Para a Profa. Dra. Luciana Centeno, o mercado atual preza muito pela originalidade e pela produção ética dos produtos – marcas dos chocolates produzidos pela Nayah. “O mercado gourmet de especialidades alimentícias, principalmente, valoriza muito os aspectos de raridade, exclusividade, pureza, e qualidade de manejo e beneficiamento de matérias-primas, sobretudo quando capazes de promover desenvolvimento regional sustentável. Todos esses elementos básicos, entre outros relevantes, podem estar presentes em conjunto quando se fala em cacau Amazônico, que chama a atenção de especialistas mundiais como o novo terroir do chocolate”, diz a PhD em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade de Cornell (EUA), a frente da empresa com a sócia Camila Bastos, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFPA.
A Empresa
A Nayah é uma empresa de base tecnológica para o desenvolvimento, produção e distribuição de produtos alimentícios de origem Amazônica. A proposta do negócio é valorizar a diversidade de sabores da Região e o trabalho de cooperativas locais de fornecimento de matéria-prima no desenvolvimento de produtos.
O foco inicial da empresa é a produção de chocolates em barra e produtos de chocolate (nibs, pó, achocolatado, trufas e spreads) com matérias-primas do Pará. O diferencial em relação a outras empresas está no desenvolvimento da base de chocolate a partir de amêndoas dos frutos do cacau e do cupuaçu amazônicos, utilizando tecnologia bean-to-bar (do grão a barra).
Serviço
Quando? Dia 18 de dezembro, sexta-feira.
Onde? Auditório da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec), setor profissional, Av. Augusto Corrêa, 01 – Guamá
Que horas? A partir das 17h30
Contatos: