O Brasil tem um forte mercado interno, com cerca de 100 milhões de consumidores, e irá receber grandes eventos esportivos, como as Olimpíadas. Existe uma enorme janela de oportunidades, especialmente aos pequenos negócios, que representam 99% das empresas do país, mas é preciso prepará-los para se tornarem mais competitivos e sustentáveis em longo prazo. Além da concorrência interna, os empreendedores têm que lidar com o interesse de empresas estrangeiras no nosso mercado.
Por isso, capacitação e gestão empresarial são essenciais. Mas há temas da nova agenda do século 21, como o da inovação, que precisam fazer parte do dia a dia dos pequenos negócios para fidelizar o consumidor, que está cada vez mais exigente. A inovação cria um diferencial e é importante para elevar o valor agregado dos produtos e serviços comercializados. Essa coletânea de 21 artigos, divididos em quatro capítulos, traz percepções plurais sobre o tema da inovação no universo dos pequenos negócios. Mas o que prevalece é o sentido de urgência: para crescer e sobreviver, é preciso inovar.
Para inovar, é preciso fazer algo diferente, melhorado. Não se trata apenas de avanço de tecnologia, de produto. A inovação pode estar presente no processo de produção de uma empresa. Leia aqui a publicação.
Fonte: SEBRAE