Os Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente estão com inscrições abertas. Pessoas de toda a América Latina que tenham ideias empreendedoras com foco na Amazônia têm até dia 30 de agosto para se inscrever. Na quarta-feira (8), o diretor da Universitec, Gonzalo Enríquez, recebeu a comitiva do Prêmio na sede da Agência, que é apoiadora da ação.
De acordo com o coordenador do prêmio, José Ferreira, podem concorrer qualquer pessoas acima de 18 anos que tenha um projeto ou uma ideia de desenvolvimento na Amazônia. “Essa é uma forma de dar responsabilidade para as pessoas pensarem a Amazônia, não só o governo”, disse. As inscrições devem ser feitas pelo site Prêmios da Amazônia.
As duas premiações buscam valorizar projetos em execução ou ideias com foco na inovação para a sustentabilidade da região amazônica. O Prêmio Professor Samuel Benchimol é dividido em três categorias: Projetos de Natureza Ambiental, Projetos de Natureza Econômico-Tecnológica e Projetos de Natureza Social. As categorias Personalidade Amazônica e Empresa na Amazônia não recebem prêmios em dinheiro. Os valores definidos para a premiação sujeitam-se à dedução de tributos.
O Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente também divide-se em três categorias: Empreendedorismo Consciente, Suporte ao Desenvolvimento Regional e Empresa na Amazônia. Esta é a premiação de maior valor em dinheiro para empreendedores: o total chega à cerca de R$ 400 mil, sendo R$ 65 mil para cada uma das seis ideias vencedoras. A entrega dos prêmios acontecerá em Porto Velho (RO) este ano, em uma cerimônia promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia.
Cerca de 400 pessoas se inscrevem por ano para participar dos prêmios. Com 15 agraciados anualmente, a premiação já incentivou 180 ideias em 12 edições. Uma delas, destacada por Ferreira, é o Pisa Pet.