Av. Augusto Corrêa, 01 - Guamá - Belém

+55 (91) 3201 8022 / 3201 8023

Cursos de capacitação empresarial do PIEBT reúnem dezenas de inscritos

O empreendedorismo é um dos principais fomentadores da inovação técnica, do emprego, da produtividade e, consequentemente, do crescimento econômico do país. A cada ano, o Pará registra um aumento médio de mais de 25% no número de novas empresas, de acordo com o IBGE. “Vontade de apostar no próprio negócio nós temos. Mas falta aprimorar essas ideias, se qualificar para que o empreendimento dê certo”, diz Graça Santos, pequena empresária que participou da série de cursos promovida pelo Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica, da Universitec.

Foram três módulos realizados até 29 de agosto. Especialistas em gestão e coaching empresarial orientaram novos empreendedores nos cursos Criação do Modelo de Negócio, que reuniu 26 inscritos; Legalizando e Mantendo o seu Negócio, com 24 alunos; e Plano de Negócios, o mais procurado, com 39 inscritos.

Para Graça, que por décadas dedicou-se à área de administração de indústria, a capacitação oferecida pelo PIEBT foi oportunidade para buscar caminhos para superar as dificuldades de se ter o próprio negócio. “Sempre busco qualificação, porque empreender é um grande desafio, mas é também recompensador. Eu decidi deixar de ser empregada e ser dona do meu negócio. E durante as aulas, tanto foi debatido. Minha maior dificuldade, que é conseguir chegar aos clientes, visto que a concorrência é enorme, e eu pude perceber estratégias de superar esses entraves. Então a capacitação terá um resultado direto na melhora do rendimento do meu negócio”, declarou Graça, dona, desde 2008, de uma empresa de transporte de carga e material de construção.

A programação de cursos de agosto, resultado de convênios da UFPA com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PA) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PA), teve aulas ministradas por Leila Furtado, profissional com 11 anos de experiência no PIEBT e no apoio à criação e desenvolvimento de empresas de inovação tecnológica; e Jimmy Freire, administrador e MBA em Marketing, com formação em coaching empresarial.

Pela primeira vez em uma turma de capacitação empresarial, Max Weverton, estudante de Engenharia Civil da UFPA, já se prepara para abrir sua empresa e buscou nos cursos do PIEBT um complemento para a sua formação. “Na sala de aula, pouco vemos sobre empreendedorismo, e eu tenho muita vontade de me capacitar para conseguir empreender no futuro. Meu plano é, assim que concluir a graduação, abrir o próprio negócio na área de engenharia. E fico satisfeito de ver que a universidade busca oferecer esse apoio a quem quer empreender”, afirmou.

 

Pular para o conteúdo