O Startup Weekend já foi realizado em mais de 400 cidades ao redor do globo. Criado por uma instituição sem fins lucrativos e executado localmente por empreendedores voluntários, os Startup Weekend são fins de semana de trabalho intenso com um objetivo: como transformar uma boa ideia de negócio em uma startup viável. O evento começa na noite de sexta-feira: os participantes apresentam suas ideias no palco. As ideias mais votadas são executadas. Formam-se então os times e, durante o sábado e o domingo, as equipes trabalham para encontrar um modelo de negócios e construir a primeira versão do produto. No fim da tarde de domingo, os times apresentam o que construíram e os melhores são premiados.
Na primeira etapa do Startup Belém, 40 propostas foram apresentadas e a Severino foi a mais votada. As 13 melhores foram desenvolvidas durante o final de semana. Ao lado de outros sete estudantes recrutados de equipes que não passaram para a segunda etapa da seletiva, o projeto Severino tomou forma em 48 horas. “Trabalhamos direto. Foram muitas horas acordados. Convidamos designer e programadores e, no final de domingo, tínhamos tudo preparado, até mesmo um vídeo mostrando o aplicativo. Agora, tem gente perguntando se ele já está funcionando para valer”, comemora Felipe.
Para Lizandra, ter o apoio do Clube de Empreendedorismo foi importante para amadurecer a pretensão de apostar no próprio negócio. “Participamos de palestras e debates, e isso aumentou a vontade de empreender, no Felipe, principalmente. A gente decidiu se organizar e realizar. Tínhamos várias ideias de aplicativos, algumas que já foram aprovadas em congressos. Sentimos que esse é só o começo”, se entusiasma a estudante.
Case de sucesso
Para Luciana Ferreira, uma das especialistas à frente do Clube de Empreendedorismo, a participação de alunos da UFPA no Startup Weekend Belém é um exemplo de sucesso das iniciativas da Universitec. “Lizandra, líder da equipe que conquistou o segundo lugar, é aluna da disciplina de Economia para Engenheiros/Empreendedorismo, e soube da competição através dela. O objetivo da formação empreendedora também é o estímulo aos alunos à participação em competições estudantis nos mais diversos contextos”, destaca a professora, que reforça que também há alunos das disciplinas participando de competições como a Make it Wearable da empresa Americana Intel e como a Youth Citizen Entrepreneurship Competition, promovida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), entre outras entidades de fomento ao empreendedorismo.
“O Clube pode ser um canal onde pessoas de competências diferentes podem se unir com um objetivo comum para a obtenção de melhores resultados, como foi o caso da Lizandra, Felipe e Lucas. Além da equipe vencedora do SWB, outros membros do clube participaram do evento e, ainda que não tenham ficado entre os primeiros colocados, tiveram a oportunidade de trabalhar em sua formação empreendedora”, completou.
De fato, ter a experiência de interagir com profissionais especialistas e jovens empreendedores no Startup foi, para Felipe Araújo, uma oportunidade valiosa. “Minha expectativa foi superada pela qualidade da estrutura, as contribuições dos mentores e pela equipe complementar que montamos, com profissionais de desenvolvimento, mobile e da área de empreendedorismo e que foi fundamental para a execução da ideia que, neste final de semana, virou um negócio, porque conseguimos criar um site, um aplicativo, intermediamos sete serviços e já tivemos lucro. Agora, vamos seguir em frente”.
Clube de Empreendedorismo
Criado em fevereiro de 2014, o Clube de Empreendedorismo integra a Aliança Empreendedora, da Universitec, e promove eventos, palestras, cursos e workshops sobre o tema. O Clube tem como foco dois públicos principais: o aluno que quer tornar-se um empreendedor e/ou aquele que quer tornar-se um profissional que traz valor a empresas já existentes, aprimorando os seus sistemas, produtos, serviços e processos através da inovação. “O principal objetivo do clube é ser um grupo estudantil de interesse no tema do empreendedorismo; um canal no qual iniciativas de fomento à formação empreendedora podem ser divulgadas; mas, até mesmo, criadas por eles, uma vez que o ensino do empreendedorismo é baseado na prática”, explica Luciana Ferreira, uma das especialistas à frente do Clube.
Segundo Gonzalo Enríquez, diretor da Universitec, a implantação do Clube do Empreendedorismo consiste em uma das principais iniciativas desenvolvidas pela UFPA nos últimos anos. “O Clube permite não apenas disseminar a iniciativa empreendedora dos alunos, bem como promover a inovação tecnológica para que seja transferida para o setor industrial, afim de que o setor inove e agregue valor aos produtos industriais”, destaca.
Para participar, basta comparecer às reuniões na Universitec, localizada no campus profissional da UFPA, no Guamá. Os encontros ocorrem às sextas-feiras, sempre às 16h. Informações sobre a programação do Clube nas redes sociais, pelo Facebook, e também por meio do site da Universitec, via email.