Com o tema “adequação das Organizações à Política Nacional dos Resíduos Sólidos”. O evento se estenderá até a quinta-feira, 12 e irá debater sobre a destinação desses resíduos, um assunto em pauta no Brasil e que terá uma atenção especial na Amazônia e no Pará. O evento tem a chancela da Universidade da Argentina e da UFPA por meio da Agência de Inovação Tecnológica – UNIVERSITEC.
Conferências, minicursos, massa redonda, palestras e apresentações de trabalhos compõem a programação do congresso. Na pauta discussões sobre a Lei 12.305/10 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e sua efetivação no Estado do Pará.
Semiologia na Amazônia Ocidental e suas interfaces na qualidade ambiental das populações ribeirinhas e Desenvolvimento Sustentável: Conceito em construção ou uma utopia, Como a energia Solar é uma alternativa para o transporte fluvial na Amazônia Brasileira, “Políticas Públicas e a Sociedade Brasileira: Superando o Desafio de Implementar um Modelo de Desenvolvimento Sustentável Efetivo”, são alguns temas que serão discutidos durante o evento que tem na prevenção e a redução na geração de resíduos, tem como proposta a prática de consumo sustentável.
Sobre a Lei – A Lei 12.305/10 que institui a Política Nacional de Resíduos é atual e possui instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao país que luta contra problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manuseio errados dos resíduos sólidos.
Texto e foto : Hellen Lobato – Ascom UNIVERSITEC