O Empreendedor Social de Futuro busca jovens de 18 a 35 anos de idade que estejam à frente de cooperativas, negócios sociais ou organizações da sociedade civil, incentivando-os na fase considerada mais crítica de qualquer organização: o período de um a três anos de existência _dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) mostram que a taxa de mortalidade de empresas nos primeiros dois anos de atividade é de 26,9%.
Todos os finalistas ganham projeção nacional e internacional, reforçada pela rede de contatos oferecida pelos 36 parceiros, pela Rede Folha de Empreendedores Socioambientais e pela Rede Schwab de Empreendedores Sociais.
O vencedor do Empreendedor Social recebe ainda auditoria financeira e assessoria jurídica para sua organização e bolsas em cursos de gestão e empreendedorismo em Harvard, Insead (França) e Stanford.
Já o vencedor do Empreendedor Social de Futuro terá a oportunidade de fazer um curso de gestão na Fundação Dom Cabral, em Belo Horizonte (com passagem e hospedagem pagas), e de participar de uma mentoria em aceleração de comunicação com o jornalista Gilberto Dimenstein.