Av. Augusto Corrêa, 01 - Guamá - Belém

+55 (91) 3201 8022 / 3201 8023

Universitec recebe visita do Gerente Executivo do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM)

 

Visita-PCT

A equipe da Universitec esteve reunida na tarde desta terça-feira, 23, com o Gerente Executivo do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Dr. Ronaldo Lima, a reunião aconteceu no auditório da Agência. Na ocasião foi discutida a estruturação de parcerias entre o Instituto e a Agência de Inovação Tecnológica que se concretizará com a assinatura de um convênio de cooperação técnica. Esteve presente o Diretor da Gonzalo Enríquez, as Coordenadoras de Propriedade Intelectual, e de Incubação de Empresas e parques tecnológicos a Professora Maria Brasil e Iara Neves, respectivamente, além das assessoras de Inovação Magáli Coelho e de Comunicação, Hellen Lobato.

O representante do IBRAM falou sobre a realidade da mineração no Estado e da importância do estabelecimento de uma parceria com a UFPA, podendo ser realizado um convênio de cooperação tecnológica com a Universidade, por meio da Universitec. Um dos objetivos dessa parceria é desenvolver projetos sustentáveis nos municípios onde estão grandes projetos de extração de minérios. Os projetos teriam como objetivo central a diversificação da economia destes municípios, para encontrar outras fontes de distribuição de renda e de melhoramento da qualidade de vida da população que vive em torno desses municípios mineradores.

Segundo o depoimento do Ronaldo, um dos outros grandes desafios do IBRAM, consiste em encontrar soluções econômicas alternativas para as fases em que os projetos de mineração encerrem seu processo produtivo, o que ele chamou de fase de “fechamento de projeto”, isto é quando as atividades nas minas terminam, acabam paralisado também a economia do munícipio, que em sua maioria fica centralizado no projeto de mineração. Por isso, a necessidade de serem estabelecidos estudos que visem modificar essa realidade, daí a importância de parcerias com a universidade.

Cooperação Técnica – A ideia é que a realidade desses municípios mude, nesse sentido é fundamental a cooperação com a universidade, com parcerias que visem divulgar e incrementar a capacidade tecnológica e de recursos humanos empregados na mineração. Essa ideia se apoia em um dos objetivos centrais do IBRAM que é o de qualificar tecnologicamente, expandir mercados e a competitividade buscando o desenvolvimento econômico e social dos municípios em que os grandes projetos estão instalados, tendo por princípio o respeito ao meio ambiente e a sustentabilidade.

Para o diretor da UNIVERSITEC, Gonzalo Enríquez, a parceria é muito relevante, uma vez que a inovação tecnológica tem um papel estratégico na mineração, no que se refere ao desenvolvimento de pesquisas e no mapeamento de potencialidades desses municípios, com objetivo de garantir o crescimento sustentável da Região. “Os recursos naturais, diferentemente do que se pensava no passado, são finitos e eles, também, se esgotarão mais rapidamente, daí a necessidade de não apenas cuidar da natureza, como saber que ela tem um preço no mercado e não pode ser entregue como simples matéria prima. Aí a inovação desempenha um papel fundamental”, acrescentou Gonzalo.

IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração é a entidade nacional representativa de empresas e instituições que atuam na indústria da mineração. É uma associação privada, sem fins lucrativos, que tem por objetivo congregar, representar, promover e divulgar a indústria mineral brasileira, contribuindo para a sua competitividade nacional e internacional. Além disso, o Instituto visa também fomentar o desenvolvimento sustentável e o uso das melhores práticas de segurança e saúde ocupacional na mineração, estimulando os estudos, a pesquisa, o desenvolvimento, a inovação e o uso das mais modernas tecnologias disponíveis. Além de defender a sustentabilidade, o respeito ao meio ambiente e os recursos hídricos, o IBRAM visa sempre à melhoria da qualidade de vida da sociedade, em particular, das comunidades onde haja atividade mineraria, especialmente as populações que estão mais próximas ou diretamente relacionadas com as minas.

Texto e Foto : Hellen Lobato – Ascom Universitec

Pular para o conteúdo