Av. Augusto Corrêa, 01 - Guamá - Belém

+55 (91) 3201 8022 / 3201 8023

Notícias

Universidade Federal do Pará – UFPA está entre as principais Universidades com maior número de registro de Patentes

Visita-PCT

 

A Coordenadora de Propriedade Intelectual da Agência de Inovação da Tecnológica da UFPA (UNIVERSITEC), a professora Maria Brasil, concedeu entrevista no mês de fevereiro ao Programa Sementes da TV Cultura, Sobre a posição da UFPA no Ranking Universitário realizado pela FOLHA, no indicador inovação. Na ocasião a Coordenadora abordou também do sobre os avanços da UFPA na área de Propriedade Intelectual.

Maria Brasil destacou a importância de os pesquisadores patentearem seus inventos e o respaldo que a ação oferece tanto para eles, quanto para a Universidade. Para esta listagem divulgada pela FOLHA, em que coloca a Universidade Federal do Pará em décimo nono lugar, posição considerada relevante, estando entre as principais instituições de ensino do país, foram consideradas apenas as universidades, que são instituições mais completas, com ensino e pesquisa em diversos campos do conhecimento.

Ainda segundo a professora, a colocação da UFPA é atribuída ao trabalho que a Universidade vem desenvolvendo ao longo desses anos, uma vez que a Folha analisou a quantidade de pedidos de patentes por cada universidade, no que se refere ao indicador de inovação.

Sobre o RUF

O RUF (Ranking Universitário Folha) é uma listagem inédita das universidades brasileiras, de acordo com a sua qualidade. Para chegar ao ranking, a Folha criou uma metodologia própria (tendo como referências avaliações internacionais consolidadas), que mescla indicadores de pesquisa e de inovação e a opinião do mercado de trabalho e de pesquisadores renomados. Clique aqui para acessar ao RUF.

Propriedade Intelectual – abrange os direitos do autor, cultivares, topografia de circuito integrado e os direitos de propriedade industrial. A coordenadora do Setor de Propriedade Intelectual da UFPA, Maria Brasil, explica que os direitos do autor podem ser assegurados nas criações de músicas, obras de arte, obras literárias e obras intelectuais, como dissertações, monografias e teses. Já as espécies vegetais e animais de uma região ou país são protegidas por meio da Cultivar. A topografia de circuito integrado se refere aos caminhos que a informação traça por meio dos circuitos eletroeletrônicos e também pode ser registrada. Já a propriedade intelectual envolve as patentes, marcas, desenhos industriais e indicações geográficas.

A UFPA mantém, hoje, uma posição estratégica no ranking elaborado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), órgão do Ministério do Desenvolvimento. Entre todas as universidades do Brasil. “A propriedade Intelectual é uma vitrine para que a Universidade obtenha parcerias com a comunidade científica e com empresas porque mostra para a sociedade todo o trabalho técnico e científico realizado na Instituição”, revela Maria Brasil, que também é professora da cadeira de Direito de Propriedade Intelectual da Faculdade de Direito da UFPA

Texto e foto : Hellen Lobato

Pular para o conteúdo