II Workshop Conexões está com inscrições abertas!

Postado em 10 de setembro de 2018

Fortalecer o ecossistema de empreendedorismo de impacto em Belém e região, esse é o objetivo do II Workshop Conexões, que será realizado no dia 22 de setembro de 2018 pelo Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPa), em parceria com o Barco Hacker e o time Enactus UFPa. A ação conta ainda com o apoio institucional do Sebrae, da Baanko e patrocínio da empresa Inteceleri – Tecnologia para Educação. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no link.

Focada na prática, a segunda edição do workshop propõe um desafio para empreendedores sociais e grupos que possuam projetos ou negócios de impacto em vias de consolidação: validar ou implantar um protótipo de suas soluções junto às comunidades das ilhas, durante a expedição que será realizada no dia 22 de setembro. 

Para propor soluções moldadas às necessidades das comunidades das ilhas, os participantes irão se encontrar, durante o Seminário Incluir, com lideranças das ilhas. Este é o momento de observar e ouvir. Aqui as lideranças vão expor suas principais dificuldades que passam por temas como descarte de lixo, acesso à água tratada, energia, transporte, formação, dentre outros.

Após esse contato inicial, os participantes têm um período de 10 dias para recuar e refletir. O tempo deverá ser usado para traçar soluções moldadas às realidades das comunidades. A partir das inscrições, a organização do evento vai formar grupos de trabalho para otimizar os esforços e garantir o atendimento de demandas de naturezas diversas.

No dia 22, os participantes sobem a bordo do Barco Hacker, projeto que leva tecnologia e empoderamento para comunidades amazônicas. É tempo de ação! Os ribeirinhos vão receber os participantes e implantar, juntos com os marujos do barco, as diferentes soluções.

Para enriquecer a troca de conhecimento, nos trajetos de ida e volta palestrantes vão estimular o pensamento crítico acerca de seus negócios. Os convidados são:

Max Nolan Chen – Cultural hacker e social design, e um dos criadores da Dervish. O Max é aquela pessoa que ajuda marcas a encontrar o seu real propósito, já trabalhou com Pepsico, Nestlé, Mondeléz, Unilever, e alguns negócios sociais, como Instituto Alana, Instituto Elos, e Yunus Negócios Sociais. Na expedição do dia 22 ele vai estar conosco trocando muito conhecimento.

Georgia Cunha – Mestre em Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa pela Università Luigi Bocconi de Milão e MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Durante 7 anos teve seu trabalho focado em gestão de projetos sustentáveis no setor da construção civil em São Paulo, e desde 2015 passou a direcionar seus trabalhos à consultoria de processos para o desenvolvimento humano e organizacional. Com formação em facilitação baseada na antroposofia, treinamentos em mindfulness, CNV e design thinking, e especialização em consultoria de processos de desenvolvimento pela Lumo. Já co-facilitou diversas jornadas utilizando a Teoria U (criada pelo Otto Scharmer no MIT) em parceria com dois dos maiores estudiosos do assunto no Brasil. Ministrou o Workshop de Introdução à Teoria U na Universitec da UFPA (com segunda turma prevista para setembro). Atualmente está trabalhando em um projeto de design de aprendizagem para a equipe de marketing da Natura. É professora convidada na disciplina “Inovação e Sustentabilidade” do Master in Business and Management (MBM) da FGV EAESP. 

Agatha Martins – Designer de inovação social e empreendedora. Utiliza ferramentas do design, da gestão de comunidades e do impacto social. Oferece consultoria em Design UI/UX, Branding, Identidade Visual, Facilitação de Dados Complexos, Gestão de Comunidades, Projetos de Aceleração para Negócios de Impacto Social e Startups.

O II Workshop Conexões está sendo realizado a partir da Chamada de Apoio a Eventos Regionais do Fórum de Finanças Sociais e Negócios de Impacto. Ao todo 10 eventos foram aprovados no Brasil. A ação conta com o apoio institucional do ICE, Impact Hub e Vox Capital.

As inscrições para o workshop estão abertas e podem ser realizadas no link.

Vamos juntos?!

Via: PCT Guamá