Vencedores do Desafio Inove+ 2019 conquistam hackathon de Harvard & MIT

Atualizado em: 04/06/2020 às 23:30

No último sábado, 25, a Biomimética, por meio do RevFood, foi campeã da HackBrazil 2020, iniciativa da Brazil Conference at Harvard & MIT que objetiva desenvolver startups que resolvam grandes problemas do Brasil por meio de ideias inovadoras e empreendedoras. O RevFood é um bioplástico comestível, de baixo custo e feito a partir de resíduos do agronegócio, proporcionando diversas propriedades necessárias para aumentar o tempo de vida dos alimentos. A ideia venceu o Desafio Inove+ 2019, promovido pela Universitec.

O bioplástico líquido desenvolvido pela Biomimética, ao ser despejado sobre a superfície dos alimentos, dentro de alguns segundos, solidifica-se, formando uma película ultrafina capaz de prolongar significativamente o tempo de vida dos alimentos. Em setembro do ano passado, o RevFood conquistou o primeiro lugar na categoria Empreendedorismo Inovador do Desafio Inove+ 2019, que se firma, desde 2014, como a maior competição de empreendedorismo e de inovação da Amazônia.

A equipe do RevFood recebe das mãos do diretor da Universitec, professor Gonzalo Enríquez, o prêmio referente ao primeiro lugar na categoria Empreendedorismo Inovador do Desafio.

Por vencer o Desafio, a iniciativa entrou diretamente na fase maker da HackBrazil, cuja ideia é promover a aceleração de startups, a montagem de protótipos e a conexão de pessoas para gerar soluções concretas que resolvam esses problemas, unindo brasileiros dos mais diversos campos de atuação. Após ter acesso a mentorias de Harvard e do MIT e contato com grandes empresas e universidades americanas, a Biomimética foi selecionada, dentre 35 iniciativas, como uma das cinco finalistas da competição. Após os pitchs e as considerações dos jurados, a iniciativa foi escolhida vencedora do evento e recebeu um investimento de 20 mil reais para desenvolver o projeto. A fase final da HackBrazil foi exibida ao vivo no canal da Brazil Conference no YouTube.

Jonas Cunha, estudante de Engenharia de Bioprocessos na UFPA e representante da Biomimética, destaca que as capacitações e as mentorias oferecidas ao longo do Desafio Inove+ 2019 têm sido fundamentais para o bom desempenho da iniciativa em oportunidades como a HackBrazil. “O Desafio Inove+ 2019 é o segredo do nosso destaque nos programas que estamos participando. Com certeza foi o motivo da nossa vitória na HackBrazil. A forma que apresentamos o nosso produto é o resultado de um aprendizado obtido durante o Desafio e, com essa estrutura, a gente consegue responder a diversas perguntas que frequentemente vêm na mente dos investidores”, afirma.

Jonas Cunha, membro da equipe do RevFood, durante uma das capacitações oferecidas aos participantes do Desafio Inove+ 2019.

Para o coordenador de Empreendedorismo da Universitec, professor José Augusto Lacerda, o RevFood é um exemplo de que o fomento à ação empreendedora na Universidade tem rendido bons frutos. “Este resultado apenas reforça que quando incentivados, nossos estudantes têm um potencial altamente elevado e não medem esforços para representar bem a UFPA internacionalmente. Em especial, aqueles que, indo além da formação básica, têm utilizado o conhecimento científico para construir soluções inovadoras em prol de um mundo melhor. De todo modo, por menor que seja a surpresa, a alegria é imensa, afinal, pudemos acompanhar de perto o desenvolvimento deste projeto ao longo do Desafio Inove+ 2019”, conclui.

Sobre o Desafio Inove+

Organizado pela Universitec desde 2014, o Desafio Inove+ é a maior competição universitária de empreendedorismo e inovação da Amazônia. Durante quatro semanas de programação, os participantes têm uma imersão em temáticas voltadas para os negócios. O Desafio recebe inscrições de alunos de graduação e de pós-graduação de todas as Instituições de Ensino Superior do Pará.

Na sua edição mais recente, o Desafio Inove+ foi marcado por números recordes. Contou, ao todo, com mais de 250 participantes de 23 instituições de ensino distintas e com 70 mentores, profissionais do mercado e da academia com atuação em 13 estados brasileiros. Em outubro de 2019, o Desafio Inove+ foi selecionado na Chamada de Boas Práticas em Incubação e Aceleração de Impacto, promovida pelo ICE, com o apoio da Anprotec. A chamada reconhece cases de incubadoras e aceleradoras de todo o país que fomentam negócios de impacto em nível regional e nacional, além de atuarem no engajamento de atores estratégicos para o ecossistema.

Programado para ocorrer a cada dois anos, o Desafio Inove+ deve ter a sua próxima edição durante o segundo semestre de 2021.

Sobre a Brazil Conference at Harvard & MIT

Desde 2015, a Brazil Conference at Harvard & MIT é realizada anualmente, em abril, pela comunidade brasileira de estudantes em Boston para promover o encontro com líderes e representantes da diversidade do Brasil. Na conferência, estabelece-se um espaço plural para o debate — que envolve temas relacionados à política, economia, cultura e sociedade — criando ideias sobre o futuro do país e fomentando as transformações que melhorarão as vidas dos brasileiros.

Em 2020, devido às restrições impostas ao mundo pela pandemia da Covid-19, a Brazil Conference at Harvard & MIT precisou ser cancelada presencialmente. Contudo, alguns dos painéis previstos estão mantidos e sendo realizados virtualmente, no YouTube, até 7 de maio.