UNIVERSITEC promove palestra sobre biodiversidade com presidente regional da Martinica

Publicado em: 14/04/2014 às 14:37

Aliar o desenvolvimento econômico à sustentabilidade é um dos grandes desafios contemporâneos, sobretudo na região que detém a maior floresta tropical do planeta, a Amazônia. A questão é o centro da palestra “Biodiversidade e Desenvolvimento”, ministrada por Serge Letchimy, Presidente do Conselho Regional da Martinica, nesta quinta-feira (17), no campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O encontro, promovido pela UFPA, por meio da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA – UNIVERSITEC, traz ainda a participação dos pesquisadores Emmanuel Nossin, farmacêutico e etnofarmacólogo, e Philippe Joseph, professor de botânica, ecologia e biogeografia na Universidade das Antilhas e Guiana. A palestra será realizada no auditório da UNIVERSITEC, a partir de 9h30.

O evento integra a agenda de Letchimy no Pará, onde estará em visita entre os dias 15 e 18 de abril, a fim de formalizar um desejo comum de fortalecer as relações junto ao estado. Letchimy virá para Belém para assinar uma convenção de cooperação descentralizada entre o Pará e a Região da Martinica.

A cooperação entre as regiões tem um caráter múltiplo e abarca setores como o desenvolvimento de energias renováveis, biodiversidade e nutrição animal; a transferência de tecnologia no campo da agroindústria e pecuária; a busca de sinergia em produtos farmacêuticos e na área da farmacopeia; o setor do turismo e da cultura.

Junto à UFPA, um dos interesses é estabelecer intercâmbio de conhecimento e parceria científica por meio do PARM – Polo Agroalimentar Regional da Martinica. Trata-se de um polo de expertise que desenvolve há 10 anos atividades de pesquisa, orientação e assessoria junto aos setores e às empresas da área agroalimentar. O PARM é o parceiro do desenvolvimento e da inovação dessa área na Martinica, beneficiado pelo apoio da Autoridade Regional em termos de financiamento e de orientação na estratégia de implantação das suas atividades na Martinica.

Referência na pesquisa de inovação e produção de conhecimento na área de biodiversidade na Amazônia, a UNIVERSITEC tem interesses em comum com a Martinica, sobretudo no que diz respeito ao desenvolvimento de tecnologias capazes de agregar valor a matérias-primas da floresta e estimular a economia sustentável. “Essa parceria é fundamental porque integra interesses comuns. São dois focos primordiais: o uso da biodiversidade em programas que agreguem valor a produtos oriundos do patrimônio genético da Amazônia, tornando-os competitivos para o mercado nacional e estrangeiro. Em segundo lugar, trata-se de uma parceira importante em atividades conjuntas na área do desenvolvimento científico, tão fundamental quanto a própria inovação tecnológica”, analisa Gonzalo Enriquez, diretor da UNIVERSITEC.