Universitec participa de discussões sobre o mercado de cosméticos no Estado

Atualizado em: 10/07/2017 às 08:30

O diretor da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), Gonzalo Enríquez, participou de reunião do Arranjo Produtivo Local (APL) de Cosméticos, que ocorreu hoje, 7, na sala de reuniões dos sindicatos na Federação das Indústrias do Pará (Fiepa). O objetivo foi discutir a interação entre a Universidade, secretarias de Estado e empresas de cosméticos, a partir do levantamento de demandas de apoio em recursos financeiros a fim de desenvolver cadeias da biodiversidade da Amazônia. Dentre as demandas concretas, estão os mecanismos para utilização de laboratórios das instituições de ensino e pesquisa.

Estavam presentes a vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos, Farm. e de Perfumaria e Artigos de Toucador (Sinquifarma) e diretora da empresa Chamma da Amazônia, Fátima Chamma, além de representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedem); da Secretaria de Turismo (Setur); do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec); do Museu Paraense Emílio Goeldi (Mpeg). A ocasião também reuniu empresas do segmento do cosmético, como Juruá Cosméticos, Pyle’s Perfumes, Chamma da Amazônia, entre outras.

Biodiversidade e demandas locais – “Uma vez inserida no contexto dos insumos da biodiversidade amazônica, a academia, por meio da Universitec, procura consolidar a cadeia produtiva de cosméticos junto a empresas e outras instituições de ensino e pesquisa do Estado. Por este motivo, a reunião partiu da iniciativa de levantar as demandas tecnológicas, de financiamento e apoio institucional para as empresas que atuam com a biodiversidade da Amazônia”, afirmou o diretor da Universitec.

Segundo Enríquez, o papel da Universitec é facilitar o contato das empresas com os laboratórios e o capital humano da Universidade. Ele destacou que, dentre os projetos mais importantes, está a Rota do Perfume. Inspirado em experiências de outros países, o projeto tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento da indústria de perfumes na Amazônia.

Texto: Taymã Carneiro – Ascom Universitec