Universitec faz parceria para realizar o 1º Congresso de Logística Ambiental

Publicado em: 03/09/2013 às 18:01

A Agência de Inovação Tecnológica da UFPA – UNIVERSITEC firmou parceria com a empresa Logística Ambiental para realização do 1º Congresso de Logística Ambiental da Região. O congresso tem como objetivo trazer à luz discussões acerca do tema gerenciamento de resíduos sólidos, impacto e suas relações com os principais desafios da sociedade atual, em especial a sustentabilidade e responsabilidade ambiental. O público alvo são profissionais da área, professores, empresários e representantes do setor público. A Universitec apoiará o evento que acontecerá em dezembro deste ano, na UFPA e será o primeiro congresso nacional a discutir essa temática.

Resíduo sólido é qualquer material, substância ou objeto descartado, resultante de atividades humanas e que se apresenta no estado sólido, considerando a importância responsabilidade socioambiental, a temática do congresso foi proposta a partir do fortalecimento da gestão ambiental implementada por meio da Lei 12305 que institui a Política Nacional de Residuos Solidos, que dispõe sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis. Estão sujeitas à observância desta lei pessoas físicas, jurídicas, de direito público ou privado, responsáveis, direta ou indiretamente, pela geração de resíduos sólidos e as que desenvolvam ações relacionadas à gestão integrada ou ao gerenciamento de resíduos sólidos.

Para Renata Quemel, umas das idealizadoras do Congresso, o evento propõe uma atenção especial tanto do poder público quanto o privado para adaptação da lei 12305/10. Já que a lei 12305 passará a entrar em vigor no ano que vem, é interessante que se discuta acerca dos impactos e dos principais desafios no que se refere a resíduos sólidos, tanto no âmbito empresarial quanto no público.

Parceria – Segundo o Diretor da Universitec, Gonzalo Enríquez, o tema é bastante atual e relevante entrar na pauta de discussão de empresários e representantes do setor público, e, uma vez que faz parte da missão da agência promover a aplicação e difusão da responsabilidade socioambiental e da inovação por meio de processos e serviços, essa parceria em função da integração de todas as partes que de uma forma ou de outra contribuem para cadeia produtiva.

Texto : Hellen Lobato – Ascom Universitec