Universitec apoia criação de APL para biocosméticos do Pará

Publicado em: 08/06/2015 às 13:20

Nesta quarta-feira (3), a Universitec recebeu uma comitiva formada por empresários e consultores que busca apoio para o desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local (APL) voltado para a área de biocosméticos, no Pará. “O objetivo é fortalecer o setor, e sabemos que projetos de exploração sustentável da biodiversidade da Amazônia é um dos focos primordiais da Universitec”, comentou Fátima Chamma, diretora executiva da Chamma da Amazônia, empresa de cosmético que já esteve incubada no PIEBT.

“O trabalho da Universitec conosco foi fantástico. A Agência é um ambiente da universidade que pensa de maneira empresarial, e o seu apoio será também estratégico para o nossa APL”, comentou Fátima, que integrou a comitiva.

O APL é um conjunto de fatores econômicos, políticos e sociais de um mesmo território, que busca desenvolver atividades econômicas correlatas e que apresentam vínculos de produção, interação, cooperação e aprendizagem.

O arranjo inclui empresas – produtoras de bens e serviços finais, fornecedoras de equipamentos e outros insumos, prestadoras de serviços, comercializadoras, clientes, cooperativas, associações e representações – e demais organizações voltadas à formação e treinamento de recursos humanos, informação, pesquisa, desenvolvimento e engenharia, promoção e financiamento no setor de biocosméticos.

“A articulação de empresas de todos os tamanhos em APLs e o aproveitamento das sinergias geradas por suas interações fortalecem suas chances de sobrevivência e crescimento, constituindo-se em importante fonte de vantagens competitivas duradouras”, pontua o consultor do SEBRAE Sidney Ferreira.

O grupo que visitou a Universitec apresentou uma demanda que consiste no desenvolvimento de novos produtos para o setor de biocosméticos do estado. Esse projeto que estará sendo  elaborado por empresas do setor, UFPA e SEBRAE tem como objetivo principal tornar as empresas paraenses mais competitivas nesse mercado que está em crescimento e que tem a Amazônia como a principal fonte de insumos.

Leila Furtado, diretora em exercício da Universitec, destacou o interesse da Agência em integrar a articulação do APL. “Somos o Núcleo de Inovação Tecnológica da UFPA, agente responsável por levar o conhecimento gerado na universidade ao mercado por meio de novas tecnologias responsáveis pela introdução de inovação nas empresas e isso está estabelecido na Política de Inovação da UFPA. Então temos legitimada a missão de atuar fortemente em parceria com os diversos setores da sociedade em prol do desenvolvimento do empreendedorismo inovador”.