UFPA é selecionada para participar do Ashoka Commons América Latina 2019

Postado em 04 de setembro de 2019

Por meio da Coordenação de Empreendedorismo da Agência de Inovação Tecnológica (Universitec), a Universidade Federal do Pará foi agraciada com uma bolsa no Programa Ashoka Commons América Latina 2019. A iniciativa de renome internacional tem por objetivo conectar e amparar instituições de ensino superior para fortalecerem a agenda de inovação social em seus projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Durante seis meses, uma equipe da UFPA será mentorada e acompanhada por especialistas da Ashoka e de organizações parceiras que, por meio de encontros on-line, compartilharão suas experiências na temática e conduzirão o processo de aprendizagem, avaliação e aplicação das melhores práticas em projetos institucionais. Ao final, a Universidade terá não somente uma certificação amplamente reconhecida, mas também planos concretos para a implementação de determinadas iniciativas.

A equipe da UFPA conta com dois coordenadores da Universitec, o professor José Augusto Lacerda Fernandes, da área de Empreendedorismo, e Iara Neves Oliveira, do Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT). Conta ainda com o professor Adailton Lima, da Faculdade de Computação (FACOMP) do campus de Castanhal da Universidade.

Para o professor José Augusto, proponente da candidatura, a participação no Programa Ashoka Commons 2019 vem para adensar ainda mais o leque de iniciativas que a Universitec tem realizado no campo da inovação social. Para exemplificar, ele cita a participação no Programa de Incubação e Aceleração de Impacto (ICE/Anprotec), as ações do time Enactus UFPA e a criação da categoria Negócios Sustentáveis no Desafio Inove+ 2019. “A agenda é sempre premente, tendo em vista as inúmeras carências da região amazônica e o papel da UFPA como um dos principais vetores de transformação social nesse território”, afirma.

A certificação obtida por meio dessa iniciativa coloca a UFPA ao lado de outras universidades renomadas do Brasil e do mundo, como PUC-RS, Universidade Stanford e Universidade de Berlim.

Sobre a Ashoka A Ashoka é uma organização sem fins lucrativos que lidera um movimento global para criar um mundo no qual todas e todos se reconheçam como agentes de transformação positiva na sociedade. Criada em 1980 na Índia e presente desde 1986 no Brasil, é considerada a 5.ª ONG de maior impacto social no mundo, segundo a publicação suíça NGO Advisor.

Sobre o Programa Commons Iniciado em agosto de 2019, o curso terá duração de seis meses e será composto por oito módulos, desenvolvidos na plataforma de aprendizagem on-line NovoEd, que oferece uma diversidade de conteúdos e espaços de interação. No próximo semestre, o programa oferecerá ainda um acompanhamento com duração de três meses.

Para mais informações, clique aqui.


Atualizado em 04/09/2019 às 17:11.

Texto: Orlando Haber (Ascom/Universitec) com informações dos portais Academia ICE, UDF e Ashoka.