UFPA Desenvolve Batom com Gordura de Bacuri

Atualizado em: 10/07/2017 às 08:30

O Processo

O diferencial do batom desenvolvido nos Laboratórios da UFPA é a utilização da gordura do bacuri, que por sua vez tem a extração da própria semente. Para obter esse “cosmético verde”, houve a troca das substâncias comercias que são comumente utilizadas na produção. No geral há um conjunto de ingredientes, mas vale ressaltar que com essa pesquisa, os laboratórios conseguiram ter uma quantidade ínfima de metais pesados.

Ao longo desse processo, vários estudos foram realizados para saber se a gordura do bacuri era realmente biocompatível para desenvolver o produto, sendo ela aprovada em todos os testes. O desenvolvimento seguiu as normas do Guia de Estabilidade de Produtos Cosméticos da ANVISA, que é o órgão regulador de medicamentos e cosméticos da Vigilância Sanitária.

Entre os pontos que foram destaque no batom, estão as suas propriedades emoliente e hidratante. “A intenção é seguir com as pesquisas e o aproveitamento agregando valor a matéria prima amazônica. O próximo passo será dar uma coloração para esse batom tendo como base elementos da região, como o açaí”, conta a professora Roseane Maria Ribeiro Costa.

Apresentação

De 23 a 25 deste mês, o grupo de pesquisadores apresentará os resultados e o produto na FCE Cosmetique, evento de tecnologia para a indústria cosmética na América Latina, em São Paulo. “Nós vestimos a camisa da UFPA e levamos o conhecimento produzido aqui para que as pessoas de fora saibam da importância do trabalho que é desenvolvido na Amazônia”, diz a professora Roseane Maria Ribeiro Costa.

A Universitec

O trabalho de acompanhamento, cuidado e liberação de patente está sendo administrada pela Agência de Inovação Tecnológica da UFPA, a Universitec. O Diretor da instituição, o professor Gonzalo Enriquez, explica a importância dessa participação durante o processo produtivo.

“Pesquisas como essa, que utilizam os insumos da Amazônia, ajudam a promover o desenvolvimento sustentável da região. O trabalho aconteceu nos laboratórios da UFPA e agora a Universitec se junta para apoiá-lo, já que esta é uma fonte para a agregação de valor aos produtos oriundos da nossa biodiversidade. A Universitec contribui junto com os diversos laboratórios da UFPA em uma verdadeira plataforma de interação entre conhecimento e as pesquisas geradas nestes para colocar os produtos finais no mercado”, afirma.