Time Enactus UFPA é campeão nacional e representará o Brasil no Vale do Silício

Atualizado em: 04/09/2019 às 15:21

O time Enactus da Universidade Federal do Pará conquistou o título de primeiro lugar no Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB), campeonato nacional que ocorre anualmente e premia as melhores iniciativas de empreendedorismo social do país. O grupo de alunos da UFPA, que trabalha com projetos sociais em Belém, competiu com outras 47 universidades brasileiras e garantiu a classificação em competição mundial no Vale do Silício, Estados Unidos, em setembro.

A Enactus, rede presente em 36 países ao redor do mundo, reúne estudantes universitários em times que, por meio da ação empreendedora, empoderam comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica, estimulam a geração de renda e promovem um mundo mais sustentável. A competição entre os times existe para avaliar o desempenho dos projetos sociais e premiar as iniciativas de maior sucesso, que ganham o reconhecimento nacional e internacional e o apoio financeiro de grandes empresas.

O time Enactus UFPA, fundado em 2014 com o apoio da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), mantém cinco projetos sociais que atendem a diferentes comunidades em Belém. Dentre as iniciativas do time estão o projeto Minerva, que desenvolve uma plataforma que conecta mulheres prestadoras de serviços de reparos domésticos a mulheres que necessitam de mão de obra, mas não se sentem seguras ao contratar um homem, e o Amana Katu, que busca universalizar o acesso à água potável na Amazônia por meio do desenvolvimento de um sistema de captação de água da chuva sustentável e de baixo custo.

Essas e outras iniciativas empreendedoras levaram o time à qualificação na competição nacional. Além da vitória na liga principal, os alunos conquistaram também o título de embaixadores do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) n.° 6, que faz parte da Agenda 2030 proposta pela ONU, com o projeto Amana Katu; o prêmio Professor Universitário do Ano Tilibra, com o professor-conselheiro do time, José Augusto Lacerda; o primeiro lugar no Prêmio Inova Cidade, patrocinado pelo Instituto Center Norte, com o projeto Minerva; e o segundo lugar no Prêmio Alimentação em Foco, patrocinado pela Cargill, com o projeto Fiero.

Agora, o time Enactus UFPA se prepara para representar o Brasil na etapa mundial e disputar, com outros times Enactus campeões nacionais do mundo inteiro, a Enactus World Cup, no Vale do Silício, centro global de inovação situado no estado americano da Califórnia.

Para saber mais sobre o time Enactus UFPA, clique aqui.

Atualizado em 30/07/2019 às 15h57.

Texto: Mariana Vieira/Ascom Enactus UFPA com adaptações por Orlando Haber/Ascom Universitec.

Foto: