Time Enactus UFPA cria soluções para minimizar efeitos da Covid-19 nas comunidades paraenses

Atualizado em: 21/05/2020 às 15:25
Tempo de leitura: 3 minutos

Com a rotina de todos os indivíduos sendo afetada pela pandemia do coronavírus, muitas vezes a esperança está em pequenos atos de segurança à saúde. Por isso várias iniciativas estão surgindo para tentar reverter os impactos do coronavírus na sociedade, e no Time Enactus UFPA não é diferente. Dois de seus projetos, Costuraê e Anamã, encontraram novas formas de contribuir para um cenário atual mais positivo e solidário, desenvolvendo novos produtos voltados à prevenção e ao combate do novo vírus, sem deixar de lado a sustentabilidade, além de gerar renda para comunidades em vulnerabilidade socioeconômica de maneira responsável.

O Costuraê, criado em 2017 pelos universitários, tinha como foco a venda de acessórios, entre eles, as ecobags . Mas, com o surgimento da Covid-19, o projeto traçou novos caminhos e enxergou, na produção de máscaras, uma oportunidade de continuar empreendendo para o bem. São os protetores convencionais,  que têm o uso altamente recomendado pelos especialistas para que o risco de contaminação seja reduzido.

Na linha de produção, as principais responsáveis são costureiras, como a Dona Domingas e a Dona Eliana, que fazem parte da comunidade de sete mulheres, beneficiárias do Costuraê. Toda a equipe permanece trabalhando remotamente, de suas casas, seguindo as recomendações de prevenção. Segundo a líder do projeto, Carla Matrigiani, a saúde da comunidade, dos estudantes e dos clientes está em primeiro lugar. Nesse sentido, o Costuraê segue as medidas de segurança em todos os processos de produção, desde disponibilizar álcool 70 para as costureiras, até passar a ferro cada uma das máscaras.

A máscara adaptada produzida pelo Costuraê possui PET transparente na região da boca para que pessoas surdas consigam estabelecer uma comunicação eficaz durante a pandemia.

Esta iniciativa tem dado tão certo que, em abril, foi selecionada no edital global da Fundação Ford, o Ford Fund Covid-19 College Challenge, entre 28 países, para receber apoio financeiro durante a pandemia. O investimento será voltado à fabricação e à doação de máscaras especiais, adaptadas para auxiliar surdos. “Essas pessoas terão a chance de fazer a leitura labial das pessoas ao seu redor, logo conseguir manter a comunicação fácil e efetiva”, explica Carla Matrigiani.

Quem também continua produzindo para fazer a diferença é o Anamã, projeto mais novo do Time Enactus UFPA. A iniciativa visa combater a poluição por plásticos nos oceanos e proteger a vida marinha por meio da fabricação de tecnologias sociais sustentáveis, como a ecobarreira, que, quando instalada em rios e canais urbanos, retém grande parte do lixo presente nesses locais antes que chegue aos oceanos.

As face shields do Anamã são feitas a partir da reciclagem de garrafas PET.

Em meio à pandemia, o projeto encontrou novas soluções sustentáveis. Os estudantes desenvolveram um desafio para que as pessoas separem as garrafas PET que têm em casa. Depois da coleta, o material é entregue à comunidade produtora do Anamã. Cada um, de sua própria casa, utiliza o PET como matéria-prima da face shield , um protetor facial que está entre os principais equipamentos de proteção dos profissionais na linha de frente contra o novo coronavírus.

“Todos os membros da comunidade produtora recebem capacitações de fabricação e esterilização da face shield , garantido o máximo de segurança e unificação dos modelos”, relata Larissa Peniche, líder do Anamã. Segundo ela, nesse período, é visível o número crescente de pessoas desempregadas ou impossibilitadas de  sair às ruas para trabalhar de forma autônoma. Isso motivou uma triagem de pessoas que necessitam de novas oportunidades. Elas poderão atuar na linha de produção e obter lucro com a produção das face shields.

Como comprar ou contribuir com as iniciativas

Costuraê

Aceita encomendas de máscaras de TNT e tricoline a partir de 100 unidades.

Entre em contato pelo número (91) 98573-6473.

Para mais informações, clique aqui.

Anamã

Quantidade minima do produto a combinar.

Entre em contato pelo número (91) 98517-4667.

Para mais informações, clique aqui.

Saiba mais sobre o Time Enactus UFPA e seus projetos.


Esta matéria foi escrita por Juliana Bessa, da Assessoria de Comunicação do Time Enactus UFPA, e originalmente publicada no Portal da UFPA em 2 de maio de 2020.