Startup vencedora do Desafio Inove+ 2017 é finalista em Desafio de Inovação promovido pela ONU

Atualizado em: 09/02/2018 às 19:35

A MadTech, startup que venceu a categoria do prêmio ‘’Negócios de Impacto’’ na edição do Desafio inove+ 2017 realizado pela Agência de Inovação Tecnológica da Ufpa(Universitec) foi selecionada entre os finalistas do Desafio Inovação sobre Plástico Marinho 2017. O evento será realizado em Março, em San Diego(EUA) e é uma parceria entre a ONU Meio Ambiente e a Think Beyond Plastic.

O projeto foi desenvolvido pelos estudantes Leonardo Oliveira, Maria Eduarda Braga, Melquisedec Júnior, Renan Brandão e Wallace dos Santos, que criaram a Startup MadTech em 2017, que participou da edição do Desafio Inove+ 2017 em novembro do ano passado e foi premiada pelo projeto ‘’Madeira Ecológica’’ na categoria negócios de impacto.

O desafio de inovação sobre plástico marinho tem 3 fases, a startup participou do Inove+ nesse meio tempo, que teve bastante importância no amadurecimento da equipe. ‘’Acredito que a importância que o Desafio Inove+ teve foi a de unir mais a nossa equipe, dar um amadurecimento maior frente ao negócio, por meio das mentorias e a premiação que foram um gás incrível pra percebermos o nosso potencial.’’ Disse a estudante de economia Maria Eduarda da Conceição Braga, membro da MadTech.

A Universitec tem a enorme satisfação de ter participado da jornada desses estudantes que estão levando o nome do Estado do Pará para o mundo com um debate muito importante para o meio ambiente. ‘’Isso é um resultado muito importante das ações concretas dos diversos programas que a Universitec realiza na região, voltados para o empreendedorismo como o Desafio Inove+.’’ Comenta Gonzalo Enriquez, diretor da Universitec.

A agência tem como um dos seus objetivos  promover a difusão de políticas empreendedoras de inovação que visem o desenvolvimento sustentável.‘’Nesse sentido, o trabalho desenvolvido na Agência de inovação tecnológica precisamente é voltado para o desenvolvimento sustentável da nossa região’’ completa.

Wallace dos Santos, estudante de Engenharia Civil e integrante da MadTech comenta a importância desse assunto na Região, e os impactos sociais que os projetos realizados pela startup podem trazer para a comunidade ‘’O trabalho que estamos realizando visa também a diminuição dos resíduos da nossa cidade, desenvolvimento sustentável e pretende levar dignidade para os catadores de lixo, associando o meio ambiente ao desenvolvimento social’’, ressaltou.

A startup friza um cultivo de condutas ambientalmente sustentável, o qual é um assunto de ampla importância e urgência principalmente para a proteção das águas e dos rios da região amazônica

MadTech-

A MadEcol(agora MadTech) foi fundada em 2017 por 4 estudantes paraenses que se conheceram no meio acadêmico e resolveram iniciar o primeiro projeto juntos. A startup ganhou um novo integrante no período do Desafio Inove+, e agora irá participar de um evento internacional de inovação e meio ambiente.

O projeto da MadTech que concorre a premiação da ONU é o Oceanic Forest. A equipe está concorrendo na categoria Design e Engenharia.

Desafio Inove+

O Desafio Universitário Inove+ é realizado pela Universitec e consiste em uma competição de ideias inovadoras  que conta com a participação de estudantes de instituições de ensino superior do estado do Pará. Ele acontece a cada 2 anos e é uma oportunidade para os alunos colocarem em prática o conhecimento adquirido no meio acadêmico para o desenvolvimento de novos produtos ou serviços que ultrapassem os  muros das universidades e desenvolvam ações direcionadas ao mercado, contribuindo assim, para o desenvolvimento do país.

Na edição de 2017, o desafio teve uma premiação especifica destinada a negócios de impacto que possui objetivos sociais para atingir a realidade da comunidade que necessita de apoio, e visa soluções de mercado para problemas sociais e ambientais. A MadTech ganhou o prêmio com o projeto da Madeira Plástica que é matéria prima do método inovador da impressão 3D e foi desenvolvida e aprimorada pela própria equipe.

Texto: Talissa Fernandes