Revista Inglesa coloca UFPA na lista das universidades mais importantes do mundo

Postado em 28 de setembro de 2018

Trinta e seis universidades brasileiras entraram, este ano, no ranking das universidades mais importantes do mundo, entre elas, está a Universidade Federal do Pará (UFPA). A lista foi divulgada esta semana pela revista inglesa Times Higher Education (THE). No topo aparece pela segunda vez a universidade Oxford.

O Times University World Classings 2019 inclui mais de 1.250 universidades, tornando-se a nossa maior tabela internacional até hoje. É também a única tabela global de desempenho universitário que avalia universidades intensivas em pesquisa em todas as suas principais missões: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais. Foram utilizados para o ranking, 13 indicadores de desempenho para fornecer as comparações mais abrangentes e equilibradas, com a confiança de estudantes, acadêmicos, líderes de universidades, indústria e governos.

Para o Brasil, a boa notícia é que mais universidades estão presentes: 36 instituições brasileiras foram classificadas entre as 1.250 melhores do planeta. Para o Estado, a notícia boa fica por conta da UFPA, que é a única da região Norte do país a aparecer no ranking, na posição entre 1.001 e 1.250 da lista.

A Unicamp é a segunda melhor instituição do país e, como no ano passado, teve pontuação geral ligeiramente melhor, incluindo para o ambiente de ensino. Mas no que diz respeito às pesquisas, a nota da universidade também caiu.

A revista também destaca que sete universidades pioraram de posição de uma edição para outra e deixaram o top 1000.

Via: ORM News