Plano Nacional da Cultura Exportadora é lançado em Belém

Publicado em: 16/05/2016 às 21:14

O Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), iniciativa do  Ministério de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), foi lançado em Belém, na manhã desta segunda-feira (16), no auditório Albano Franco, da Fiepa.

A cerimônia reuniu  100 empresários de  micro e pequenas empresas e os parceiros executivos nacionais e locais que incluem o Centro Internacional de Negócios da Fiepa, (CIN/Pará), a   Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará  (FAEPA), Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT-Guamá), Universidade Federal do Pará (UFPA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Banco do Brasil.

Como representante da UFPA no bloco, a Universitec será membro do grupo gestor do Plano. “A Agência pensa empreendedorismo, sustentabilidade e inovação há 7 anos, desde sua fundação, porque esse é o propósito original da Universitec. Acompanhamos os desafios para o fortalecimento da indústria, para o fortalecimento de se agregar valor aos produtos locais, e contribuímos para a profissionalização e qualificação de empresas paraenses. Tudo isso porque reconhecemos a importância estratégica de situar o Pará num cenário nacional e internacional de comércio e indústria, o que também é o objetivo do Plano”, destacou Gonzalo Enríquez, diretor da Universitec.

“O plano oferece ao setor produtivo ferramentas de capacitação, consultoria, inteligência comercial, entre outras, para impulsionar a economia brasileira por meio da inserção de empresas no comércio internacional” destacou Herlon Brandão, diretor de Estatística e Apoio às Exportações, do MDIC.

Durante o evento foram anunciadas também duas ações do PNCE para o Estado do Pará: o Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), que visa qualificar empresas para a exportação, e a Rodada de Negócios Brasil Trade, que gera para as micro, pequenas e médias empresas oportunidades de comercializar seus produtos no mercado externo por meio de parcerias com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Projeto Brasil Trade
A Rodada de Negócios Brasil Trade cujo objetivo é impulsionar as exportações de micro, pequenas e médias empresas envolveu 36 empresas paraenses, dos setores de Móveis e Madeiras, Alimentos e Bebidas, Vestuário e Acessórios e Higiêne Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. As empresas, iniciantes na atividade exportadora, se reuniram com representantes de seis empresas comercias exportadoras.

O objetivo da ação foi otimizar a venda de produtos brasileiros a partir do estabelecimento de pontes entre micro e pequenas empresas e empresas comerciais exportadora. “A iniciativa permite que as pequenas empresas se preocupem apenas em produzir, e as comercias exportadoras, que são uma do Pará e cinco dos estados de São Paulo, Bahia e Paraná, se preocupem  apenas em exportar. Ou seja, uma dinâmica que traz muito mais benefícios para os envolvidos, e coloca os produtos brasileiros em vitrines, prateleiras ou gôndolas de todo o mundo”, frizou Adriana  Rodrigues, Coordenadora de Competitividade da Apex-Brasil

O Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), programa de capacitação de empresas para a exportação, da Apex-Brasil tem como objetivo estimular as exportações paraenses por meio da disseminação de informações e da capacitação de empresas. Segundo Adriana  Rodrigues, o Projeto  vai trabalhar, inicialmente, com 146 empresas de pequeno e médio portes nas áreas de alimentos e bebidas, tecnologia, cosméticos e móveis, que terão acesso a diagnóstico de produtos e serviços, gratuitamente, a fim de apresentar soluções para a melhoria de seu desempenho competitivo.

“Na fase de diagnóstico, o empresário recebe um relatório que identifica as forças competitivas da empresa e as áreas que necessitam de aprimoramento. O programa também promove a implementação das melhorias necessárias”, explica a coordenadora.

No Pará, o PEIEX será realizado em parceria com a Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá (Fundação Guamá) e terá o apoio da FIEPA. O investimento será de R$ 1 milhão para o período de dois anos, sendo 70% do valor aportado pela Apex-Brasil e 30% pela Fundação Guamá.

Ao longo desse período, 146 empresas serão preparadas para participar do comércio exterior. Uma vez habilitadas, passam para uma segunda fase, podendo ser atendidas no âmbito dos Projetos Setoriais que a Apex-Brasil executa em parceria com entidades representativas de mais de 80 setores da economia brasileira.

Balança Comercial Pará
As exportações do estado do Pará apresentaram queda de 27,96% no ano de 2015, comparado a 2014. Também as importações apresentaram retração, de 2,22%. O acumulado do primeiro quadrimestre de 2016 seguem apresentando queda de 18,88% quando comparado ao ano anterior. Os principais destinos de exportação do estado são China, Japão, Canadá, Alemanha, Noruega Malásia e Estados Unidos, sendo os produtos que lideram o ranking de vendas minérios, alumina, bauxita e ferro, níquel, aparecendo também itens como carne bovina, pimenta, madeira e soja. “E é justamente esse quadro que o PNCE, e o conjunto de ações a ele vinculado, busca reverter aqui no Estado”, lembra Raul Tavares. Gerente do CIN/Pará.

No Pará 95 empresas já participam dos projetos setoriais da Apex-Brasil, sendo que 15 já exportam para 61 diferentes destinos. Em 2015, o valor total comercializado por essas empresas foi de U$ 150,7 milhões, o que representou 37% do total de exportações da região Norte, no âmbito das ações da Agência.