SISTEMA E MÉTODO PARA IMPLEMENTAÇÃO DO COMPUTADOR POPULAR DE REDE PARA LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA E REDES DEPARTAMENTAIS

Um computador popular de rede (200) é constituído por um processador (100), barramento de dados e endereços (120), dispositivos de entrada de dados (130), um vídeo (140), memória (110) e um cartão de rede com EPROM de Boot. Um laboratório de informática (400) compreende uma rede de computadores, onde cada computador cliente é usado como uma estação de trabalho (320) por um aluno da classe (tipicamente, de 6 a 30 estações por laboratório), alguns recursos são compartilhados por todas as estações, por exemplo, impressora (310). De forma similar, numa rede departamental (400) cada estação é utilizada por um funcionário e os recursos comuns são compartilhados por todos os membros da rede. A solução do computador popular de rede consiste na implementação de uma rede de estações de trabalho (320) assistida por um servidor de aplicações (300). Cada cliente (320) executa o processo de Boot Remoto, a partir de uma placa de rede com uma memória EPROM (150) onde é gravado o programa de BOOT. Com isso, a manutenção da rede (software e periféricos) acontece somente no servidor.

WORK COMPUTER FOR COMPUTER LABORATORIES AND DEPARTMENTAL NETWORKS.
A popular network computer 200 is comprised of a processor 100, data bus and addresses 120, data input devices 130, video 140, memory 110, and a network card with Boot EPROM. A computer lab 400 comprises a computer network, where each client computer is used as a workstation (320) by a class student (typically, from 6 to 30 stations per lab), some features are shared by all the stations, for example, printer 310. Similarly, in a departmental network (400) each station is used by an employee and common resources are shared by all members of the network; The popular network computer solution consists of implementing a network of workstations (320) assisted by an application server (300). Each client 320 executes the Remote Boot process from a network card with an EPROM memory (150) where the BOOT program is written. With this, network maintenance (software and peripherals) happens only on the server

ICEN - Instituto de Ciências Exatas e Naturais
    PI 0305175 7